Dicas e curiosidades

Como fazer pão sem erro – Dicas para fazer pão

Pão caseiro é uma delícia, mas para que ele cresça, fique fofinho e úmido, alguns cuidados precisam ser tomados, pensando nisso, montei este post com dicas de como fazer pão sem erro.

Se você nunca se arriscou a fazer pão em casa ou se já tentou e não deu certo, dá uma olhada neste texto e depois corre para a cozinha que desta vez seu pão vai fazer sucesso!

E se a sua dificuldade é fazer bolo, tem um outro post cheio de dicas bem aqui!

Também vou deixar aqui a minha massa de pão preferida para quem vai por as dicas em prática, ela serve para fazer pão simples ou recheado. Dá o play para ver!

Como fazer pão sem erro

1. Tipo de fermento: em geral, o fermento usado em massas para pães, pizzas e esfihas é o fermento biológico, que pode ser encontrado fresco ou seco. Eu já usei dos dois tipos e não vejo muita diferença no resultado, mas conheço quem diga que o fermento fresco é bem melhor.
O fermento seco equivale a 1/3 da quantidade do fermento fresco, ou seja, se a receita pede 30g de fermento fresco e você for utilizar o fermento seco, o correto é utilizar 10g do seco, em geral essa informação está na embalagem do produto.
O fermento fresco deve ser armazenado na geladeira, já o seco deve ficar fora em local fresco e em um recipiente bem vedado, mas sempre consulte a embalagem para ver a indicação de armazenamento do fabricante.

2. Calor demais: o erro mais comum que vejo acontecer é aquecer demais o líquido (água ou leite) que irá ativar o fermento, está deve estar levemente morna, pois passando dos 40ºC, o calor mata o fermento e seu pão não cresce. Se você mora regiões quentes nem é preciso aquecer a água/leite, o próprio calor gerado ao sovar a massa já ativará seu fermento.
Na dúvida, faça como eu e ative o fermento antes de adicionar os outros ingredientes, assim você não perde tempo e ingredientes. E se quiser precisão, você também pode investir em um termômetro culinário (o meu é este aqui, mas achei outros legais também, estão aqui, aqui, aqui e aqui!). Deste jeito, só tem como fazer pão sem erro!

3. Fermento come açúcar: mesmo que esteja fazendo um pão salgado, o fermento biológico deve ser ativado com açúcar, pois o fermento precisa de algo para se alimentar, e o açúcar faz este papel.

4. Fermento não gosta de sal: O sal também é outro elemento que pode matar o fermento, por isso é importante não colocá-los em contato direto, em geral, eu o espalho sobre a farinha nos cantos do recipiente para evitar que isso aconteça.

5. De leve com a farinha: a farinha de trigo deve ser adicionada aos poucos, pois a umidade do ar e o tipo de farinha utilizada podem afetar (e às vezes muito) a quantidade necessária para sua massa. Vá adicionando durante a sova até que sua massa desgrude das mãos, ganhe consistência, porém ainda fique macia ao toque. Se sua massa ficar dura demais, adicione um pouco de líquido e continue sovando até chegar ao ponto ideal.

6. Ponto de sova: o ideal é sovar a massa do seu pão até que ela fique bem elástica e lisa. Um bom teste é apertar a massa com o dedo e observar, se ela começar a “voltar”, está no ponto. Com o tempo fica mais fácil perceber o ponto certo, mas sovando por 10 a 15 minutos não tem erro. A sova é importante para ativar o glúten da farinha e deixar o seu pão com aquela textura gostosa, é um ponto essencial de como fazer pão sem erro.

7. Pão mais macio e úmido: essa dica é para a hora de assar. Coloque uma forma no forno no momento que estiver pré-aquecendo e quando for colocar o pão para assar, encha a forma que já estava lá com um pouco de água e deixe-a lá nos primeiros 15 minutos. Depois deste tempo retire a forma com água e deixe seu pão terminar de assar normalmente. Para não dificultar a retirada e evitar acidentes, não coloque muita água na forma.

8. Pão seco e duro: Depois de assado, não deixe o pão esfriar no forno, isso resseca seu pão e o deixa duro. Esta dica também vale para bolos.

9. Farinhas especiais: Não é muito fácil encontrar, mas existem farinhas de trigo mais “fortes” (com mais glúten) que são mais indicadas para preparo de pães e pizzas, se achar por aí, vale a pena.

Depois destas dicas, imagino que vocês estejam morrendo de vontade de comer um pão caseiro quentinho, então clica aqui e vem escolher uma receita bem gostosa para preparar e surpreender sua família!

E se tiverem mais algum truque de como fazer pão sem erro, deixe aqui nos comentários!

Wesley Sarto

Virginiano em desconstrução. Publicitário por formação, apaixonado por fotografia, comida e cozinha.

View Comments

  • vou tentar fazer isso estava muito a procura de dicas como fazer obrigado pessoal pela vossa experiência agradeço por muito mesmo e espero que tudo irá dar tudo certo

    • caso você faça o pao, compre melhorador de farinha, vende em qual quer supermercado proximo dos fermentos ele deixa o seu trigo com mais de 8 porcento de proteina o q é o essencial para paes,pizzas etc.

        • Oi Wesley ; boa fardo.
          Fiz uma massa de pão de sal e outra de pão doce, ficaram maravilhosas na hora. Era umas 9 hs da manhã, deixei cada uma descansar uns 40 minutos e modelei os pães e coloquei na forma e deixei mais umas 4 hs, eles cresceram bem, porém, quando pincele ovo e assei, eles abaixaram, o motivo será que foi por que deixei muito tempo pra depois assar? Obrigado. Espero resposta. Boa tarde.

          • sim foi tempo de mais melhor quando for fazer quando terminar de modelar os pães e colocar pra crecer pegue faça 2 bolinhas e coloque em um copo com água quando subir seus pães estão prontos para pincelar as gemas e assar.

          • Eu costumo deixar 1 hora pra crescer, amasso denovo coloco nas formas de pão, e fica só mais uma hora, e outra dica, o ovo não pode ser gelado, quebra numa xicara e põe um pouquinho no microondas, abs

          • Ótimas dicas! Trabalho c pão caseiro e nem sempre consigo acertar o ponto da massa. Muitas das dúvidas de vcs são também as que tenho.

        • Oi Wesley, boa noite!
          Já tentei várias receitas de internet e ainda não consegui acertar
          Você poderia me enviar uma receita testada por e mail?
          Te agradeço,

        • Olá. depois de assada, a massa estiver meio sem sal e com um leve gosto de fermento.. O que pode significar? Outra coisa é na hora de enrolar ( e até mesmo depois de assado) ela estiver um.pouco ressecada e com a massa umida (mas não crocante). O que vc acha que tbm pode ser? Obrigado.

      • Oi. Gostei da dica. Queria saber se melhorador dura mais a validade. E quantos dias fica a validade de um pão com melhorador? Onbrigada.

  • Valeu Moises!...Vou tentar do seu jeito, porque do meu deu tudo errado. Vou até comprar um termômetro culinário,abc!

    • É Wesley... rs
      Se não tiver o termômetro, faça com água em temperatura ambiente ou beeemmmm morninha que funciona!
      Abs!

      • Olá ! Estou começando a fazer pão integral e ele está rachando ao meio e não está crescendo ( mesmo fazendo todos os passos certinhos ) o que pode ser ?

        • Thaís, o ideal é incorporar pelo menos 1 copo de farinha branca à massa integral. O preparo continua sendo o mesmo, sove bastante, quanto mais amassar mais você trabalha o glúten e mais fofinho fica. Pra não formar casca antes de assar por dentro, nos 10 primeiros minutos, deixe uma travessa com água ou com pano de prato em rolinho bem molhado, na grelha abaixo da que você colocou o pão para assar. Depois tire a travessa com água/pano de prato e deixe o pão assar mais pra endurecer a casca.

          • Meu pão ficou Cru por dentro porém o forno estava 180 grau por 1:00 hora.O que faço pra assar por dentro ?

  • Errava muito em deixar meu pão dentro do forno depois de assado. ..ele ficava duro e amarelado parecia feito com farinha velha, agora já sei...desligo e tiro na mesma hora de debtro do forno...obrigada pela dica!!!!

      • Eu acerto 1 em 10 quando faço pão e qualquer massa muitas vezes não fica fofa e sabe aquele gosto de fermento a cor também fica mais hum amarelado

        • Sarah
          Não é difícil fazer pão, mas temos que seguir algumas regrinhas.
          Fermento na quantidade correta, nunca a mais. Água ou leite (depende da receita) sempre um pouco morno, pra ajudar a fermentação.
          Sempre que faço diluo o fermento junto com o açúcar e água/leite, e deixo descansar por uns 10 a 15min antes de usar. Exceto nas receitas em que o fermento vai junto com a farinha.
          Prefiro fermento seco, é mais fácil de manipular do que o sólido.
          O maior segredo porem trabalhar bem a massa até ficar lisa e elástica. E esperar crescer é fundamental! Depende da temperatura do local. Quando está frio, demora mais. Uma dica é colocar perto do fogão, onde deve estar mais quentinho. Mas nunca usar forno quente, porque vai "matar" o processo de fermentação. Normalmente deixo a massa mais do que duplicar de volume para trabalhar novamente e deixar crescer novamente.
          Desta forma o pão fica mais fofo e sem cheiro de fermento.
          Paciência! Apressado come cru (rsrsrs).
          Boa sorte

  • Oi Wesley... segui suas dicas... e funcionou de verdade... como fiz... coloquei o trigo, o açucar e o fermento seco, a banha e coloquei a água da temperatura ambiente... (antes era morninha, por isso que dava errado) e amassei, amassei, depois quando vi que tudo estava bem misturado e amassado, coloquei o sal... ai misturei tudo até ficar uma massa bem sovada... adorei suas dicas... o pão ficou muito bom. Obrigada.

      • Olá, boa tarde... Wesley, tô c problema c pão massa grossa, depois de fermentado corto o pao ele murchando, e faço pão c água gelada ou c gelo numca fiz c agua morna. Poderia me dar uma dica? Agradeço!

      • Boa noite. O que pode ser quando a massa ficar grudenta demais na hora de sovar mesmo colocando mais farinha? Talvez porque adicionei água em excesso? Outra dúvida é depois de fermentado eu notar que a massa ainda está umida embaixo e meio "ressecada" no topo mesmo deixada com um pano por cima... Neste caso é porque ainda não fermentou totalmente ou porque havia água em excesso na mistura? Grato desde já.

    • Aline, quando cresce, o pão se espalha para onde der, por isso ele às vezes acaba entortando, mas pode ser também que sua massa esteja muito mole.
      Se quiser um crescimento mais uniforme, coloque para crescer em uma forma com as laterais fechadas.

  • Ola wesley sempre que faco pao ele fica com a massa fofa so na hora no dia seguinte a massa fica seca.. Onde sera que estou errando?? Pode me ajudar??

    • Eliziane, é normal que o pão fique mais seco no dia seguinte ao preparo. Para manter mais macio, você deve armazena-lo em local bem fechado, em temperatura ambiente ou na geladeira.
      Mas pode ser que você esteja assando ou deixando no forno mais do que o necessário.

  • Por favor qual a diferença em colocar leite ou a agua na massa do pao ?
    E qual fica melhor colocar agua ou leite ?
    Obrigada

    • Oi Ana Claudia!
      O leite tem mais gordura então uma massa feita com ele tende a ser mais úmida e firme, porém, só ele não é suficiente para mudar tanto assim a textura de um pão.
      O que fica melhor depende do resultado que você espera. Se quer um pão mais cascudo por fora, água e menos gordura (manteiga, óleo, etc.) é a melhor opção.
      Se quer um pão bem fofo e com uma casca mais fina, o leite e mais gordura é melhor.
      Espero ter ajudado!

    • No geral funciona, mas dependendo da receita pode alterar o resultado. Use sempre os ingredientes indicados na receita que está fazendo.

  • Oi, Wesley.
    Fiz uma massa de pão ontem, mas acho q coloquei muita farinha, pois ela ficou dura e não cresceu.
    ainda consigo salvar essa massa?

    • Paula, é difícil dizer pois não conheço a receita.
      Se o problema for o fermento, uma forma de salvar seria colocar no microondas de 30 em 30 segundos e observar se a massa cresce. Se ela crescer, depois é só modelar e assar.
      Mas como disse, é difícil dizer sem conhecer a receita.

      • Entendi. Mas pelo que me parece, apesar de ser leiga neste assunto, provavelmente eu errei na receita, acho q coloquei farinha demais e leite de menos.
        Será q se eu acrescentar leite morno, mesmo depois da massa está pronta, que é o meu caso, será q tem possibilidade de salvar, ou não é possível acrescentar mais nada? Pois ela está pronta desde ontem.
        A receita é de pão de cebola.

        • Paula, nunca fiz este pão, por isso não posso te dar certeza.
          Mas eu tentaria acrescentar mais um pouco de fermento (no máximo metade do que pede a receita original) e leite.
          Depois me conte o resultado.

Share
Published by
Wesley Sarto

Recent Posts

Bolo perfumado de iogurte

Hoje você vai aprender a fazer Bolo perfumado de iogurte super fácil e delicioso. E…

18 horas ago

Arroz com linguiça e couve

Hoje você vai aprender a fazer Arroz com linguiça e couve super fácil e delicioso.…

3 dias ago

Cenoura glaceada com gergelim

Hoje você vai aprender a fazer Cenoura glaceada com gergelim super fácil e delicioso. E…

5 dias ago

Sobremesa cremosa de banana

Hoje você vai aprender a fazer Sobremesa cremosa de banana super fácil e delicioso. E…

1 semana ago

Brownie perfeito

Hoje você vai aprender a fazer Brownie perfeito super fácil e delicioso. E para mais…

1 semana ago

Arroz de tomate

Hoje você vai aprender a fazer Arroz de tomate super fácil e delicioso. E para…

2 semanas ago