Pudim de pão com canela

Hoje tem receita para aproveitar aquele pão velhinho e sofrido que está aí na sua mesa a três dias: pudim de pão. Só leva 4 ingredientes que certamente você tem aí na sua despensa.

Tem quem chame está receita de pudim de padaria ou pudim de bar, mas no fim das contas é tudo a mesma coisa com pequenas variações. Em relação ao pudim de leite comum, este é bem diferente em sabor e textura, mas um diferente gostoso!

Eu já vi algumas receitas que levam leite condensado e até baunilha, mas acho que se é para abrir uma lata de leite condensado ou usar um ingrediente mais nobre, faça logo o pudim tradicional (receita aqui). Este aqui é legal pois você aproveita algo que provavelmente iria para o lixo e não precisa de muitos ingredientes. Então, prefiro manter esta receita simples, me permitindo colocar algumas especiarias como cravo, canela e nóz-moscada, mas isso é totalmente opcional, já que o pudim simples já fica gostoso.

Pudim de pão simples

Pudim de pão

INGREDIENTES
• 3 pães dormidos ou duros
• 8 colheres de açúcar 3/4 de xicara
• 2 ovos
• 2 xícaras de leite
• 1/2 colher (chá) de canela em pó (pode usar cravo e nóz-moscada também)

Calda
1 xícara de açúcar
1/3 de xícara de água

Obs.: xícara com capacidade para 240ml

MODO DE PREPARO
Corte o pão em pedaços menores e cubra com o leite. Deixe hidratar em um recipiente por 10 minutos (eu já deixo no copo do liquidificador).
Em seguida junte o pão hidratado com o açúcar e os ovos e bata no liquidificador por 3 minutos (até que se torne uma mistura homogênea e lisa). Reserve.
Para a calda, misture a água e o açúcar e leve ao fogo médio para baixo até formar uma calda dourada (cuide atentamente para não queimar e se ficar muito escura, não utilize, pois o sabor de queimado fica muito forte e estraga seu pudim). Procure não mexer a calda com uma colher.
Depois de pronta, espalhe a calda pelo fundo e laterais da forma e coloque a mistura do liquidificador por cima.
Asse em banho maria (forno a 200ºC) por cerca de 35 minutos ou até que seu pudim esteja firme (use água quente no banho-maria).
Depois que ele estiver firme, espere amornar e desenforme.
Agora deixe na geladeira por pelo menos 2 horas e depois é só servir.

Pudim de pão simples

Pudim de pão simples

One thought on “Pudim de pão com canela

  1. De fato já amo tb esta receita, fiz ontem a noite. Farei hoje novamente… Mas fiz na boca do fogão com aquelas formas antigas de banho maria com tampa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *