Pão caseiro fofinho e gostoso

Eu já tenho várias opções de pão caseiro aqui no blog, mas só há pouco tempo notei que não tinha nenhuma receita de massa básica, dessas que são gostosas mesmo sem recheio e que podemos comer no café da manhã com manteiga, requeijão ou geleia. Por isso, resolvi gravar esta receita para o canal e disponibilizar aqui também.

Para quem tem dificuldade ou dúvidas em fazer pão caseiro, dê uma olhada neste post com várias dicas e truques. E não esquece de se inscrever no canal (basta clicar aqui!) para não perder nenhuma receita!

Pão caseiro fofinho e gostoso

INGREDIENTES
• 1 xícara de leite morno para frio
• 1 colher (sopa) de fermento biológico seco – 10g (ou 30g de fermento biológico fresco)
• 1 colher (sopa) de açúcar
• 1 ovo
• 1 colher (chá) de sal
• 1/3 xícara de óleo
• 4 a 5 xícaras de farinha de trigo (cerca de 700g)
• 1 gema e 1 colher (sopa) de óleo para pincelar os pães

MODO DE PREPARO
Em um recipiente misture o leite morno (que não pode passar dos 40ºC senão ele mata o fermento), o açúcar e o fermento biológico.
Agora deixa descansar por uns 15 minutos ou até que você perceba que a mistura começou a borbulhar e crescer levemente.
Em seguida, coloque parte da farinha de trigo em um recipiente grande, abre um espaço no meio e adicione o fermento ativado, o ovo, o óleo e o sal (evitando, que o sal entre em contato direto com o fermento nesta hora).
Misture tudo e adicione farinha de trigo aos poucos até chegar em um ponto que você consiga sovar.
Neste momento, transfira a massa para uma bancada ou pia limpa e seca e sove por pelo menos 5 minutos ou até que a massa fique bem elástica.

DICA: A quantidade de farinha sempre varia no caso de pães, então, o ideal é adicionar aos poucos até que ela solte das mãos, mas ela não pode ficar muito dura e seca. Se isso acontecer, acrescente um pouco mais de leite para acertar a textura e sua massa voltar a ficar macia.

Quando a massa estiver bem elástica, devolva-a para o recipiente, cubra com um pano limpo ou plástico filme e deixe descansar em um lugar sem corrente por pelo menos 1 hora ou até que ela dobre de volume.
Quando a massa já tiver crescido, aperte com as mãos para retirar o ar de dentro dela, sove mais um pouco apenas para uniformizar.

Em seguida é só formatar o pão (ou dividir a massa e fazer várias unidades), dispor em uma forma untada e enfarinhada e deixa descansar de novo por pelo menos 30 minutos.

Para dar um acabamento brilhante no pão, pincele cada um com uma gema e leva pra assar a 180ºC por mais ou menos 35 minutos, ou até que os pães estejam corados por cima e assados por dentro. Você pode fazer o teste do palito para ver se está no ponto.
Se quiser deixar ainda mais dourado por cima, aumente o forno para 250ºC nos 5 minutos finais.
Depois disso, está pronto.

Pão caseiro fofinho e gostoso

Pão caseiro fofinho e gostoso

13 thoughts on “Pão caseiro fofinho e gostoso

    1. Olá gostaria de saber porque o meu pão caseiro fica muito seco e esfarela o que sera que eu coloco que acontece isso, pode me ajudar ?

      1. Talvez seja farinha demais ou você não está sovando a massa tempo suficiente.Para esta receita eu coloquei 500g de farinha e mais um pouco na hora de sovar. O ideal é sovar a massa por no minímo 15 minutos. Espero ter ajudado.

  1. Coloquei o fermento no leite morno, mas ele n ativou…. n sei pq!
    O leite n estava frio e nem quente demais, na temperatura correta creio eu.
    Ainda coloquei dentro do forno morno pra n esfriar pq tá frio onde estou… mas até agora nada!
    🤷🏻‍♀️

  2. Coloquei o fermento no leite morno, mas ele n ativou…. n sei pq!
    O leite n estava frio e nem quente demais, na temperatura correta creio eu.
    Ainda coloquei dentro do forno morno pra n esfriar pq tá frio onde estou… mas até agora nada!
    🤷🏻‍♀️

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *