Ovo de Páscoa de colher – Como temperar chocolate

Passa o carnaval e todo mundo já começa a pensar em Ovo de Páscoa, mas tem um bom motivo, além de quem faz pra sua família, tem quem faça para vender e pra essas pessoas, já estamos em cima da hora. Se bem que com os preços que o chocolate está, imagino que este ano bastante gente vai fazer os ovos em casa e eu super apoio esta ideia!

Para quem é iniciante, este post está bem completo e didática e tem também o vídeo mostrando o passo a passo, então, sirvam-se como preferir e depois me contem dos ovos que criaram e fizeram!

Ahhhh, com essas quantidades você vai conseguir fazer uns 3 ovos na forminha de 250g.

Ovo de Páscoa de colher

INGREDIENTES
300g de chocolate ao leite

Recheio de trufa

400g de chocolate meio amargo
1 caixinha de creme de leite (200g)
2 colheres (sopa) de licor de laranja
Chocolate granulado para decorar

MODO DE PREPARO
Pique todo o chocolate e separe 1/3 dele.
Leve o restante ao banho-maria (ou ao microondas controlando de 30 em 30 segundos) até derreter.
Assim que o chocolate estiver todo derretido por igual tire do banho-maria e adicione o outro 1/3 que havia reservado e misture bem até esfriar.
Depois disso está pronto, é só utilizar como preferir!

Dicas: Para garantir a temperagem correta, é importante mexer bem e esperar esfriar, se você tiver um termômetro, a temperatura ideal é entre 31º e 33º (no caso do chocolate meio amargo), mas se não tiver, teste colocando um pouco de chocolate no lábio com uma colher. A sensação deve ser fria.
Também é importante que o recipiente onde vai derreter o chocolate esteja completamente seco, sem nenhum resquício de água, pois isso “estraga” o ponto do chocolate.

Depois desta etapa, é só colocar o chocolate na forma de ovo de Páscoa, espalhar bem pelo fundo e bordas e levar à geladeira virada para baixo sobre um prato por cerca de 10 minutos ou até que o chocolate seque e desgrude da forminha.
A casca do ovo não deve ficar muito fina, então, se necessário, repita esta etapa para reforçar.
Se onde você mora for muito quente, talvez precise um pouco mais de tempo, mas depois que soltar da forminha não deixe o ovo de chocolate na geladeira. Retire e deixe em temperatura ambiente por pelo menos 5 horas.

Para a trufa é só derreter o chocolate, adicionar os demais ingredientes e misturar até que fique homogêneo.
Leve à geladeira por pelo menos duas horas ou até firmar.
Depois é só rechear o seu ovo e decorar como quiser. Eu usei, granulado colorido, mas também fica lindo com castanhas, raspas e gotas de chocolate, enfim, o que você gostar!

Ovo de Páscoa de colher Ovo de Páscoa de colher

Ovo de Páscoa de colher

E se bateu uma preguicinha, dá uma olhada aqui neste post que eu ensino a fazer bombom, que é bem mais fácil e econômico!

7 thoughts on “Ovo de Páscoa de colher – Como temperar chocolate

  1. Oi, querido! Adorei o post!
    Estou há dias tentando fazer ovo de páscoa, já vi várias receitas, mas estou com dificuldade. Fiz tudo direitinho, mas meu ovo parece que fica “suando” e quando tiro da geladeira para colocar o recheio, ele começa a derreter. Outro problema: ele não fica “crocante”, ou seja, aquele ovo que a gente quebra, ele fica meio “emborrachado”. O que eu posso fazer? Obrigada e parabéns pelo blog!

    1. Oi Juliana, obrigado pela mensagem!
      Algumas possibilidades que vejo para seu chocolate não estar dando certo:
      • Você esta aquecendo demais seu chocolate, para não perder o ponto, o chocolate não deve passar de 40°C, por isso não pode deixar a água do banho-maria ferver, nem deixar muito tempo no microondas.
      • Não pode deixar cair água no chocolate, isso também tira o ponto. Por isso todos os utensílios usados devem estar bem secos.
      • Depois de modelado, não se deve manter o chocolate na geladeira. Só deve ficar lá tempo suficiente para secar e descolar da forma. Depois disso deve ser mantido em temperatura ambiente.
      De cara são essas as possibilidades que vem a mente. Espero ter ajudado!
      Volte sempre por aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *