Como fazer tapioca

Parece que tapioca virou o alimento da moda, muito por conter poucas calorias e ser livre de glúten, mas eu já sou fã desta delícia há muito tempo e, confesso, gosto dela com recheios bem gordinhos. E hoje, vou te mostrar como fazer tapioca, na verdade, como fazer a goma que se usa para preparar a iguaria.

As melhores que comi foram em Salvador e Maceió, aqui em São Paulo foi só decepção… E é por isso que resolvi fazer a minha própria tapioca, tentando chegar o mais próximo das versões que comi no Nordeste.

Nem todo mundo sabe, mas a tapioca é feita a partir do polvilho doce, então, se você tem dificuldade para achar a goma pronta, é só comprar o polvilho e seguir esta receita.

É muito fácil de fazer gente, uma amiga que faz “de olho” me ensinou e eu só montei a receita com as quantidades. Polvilho doce misturado com líquido até chegar no ponto.

A goma que você faz em casa tem bem menos conservantes e produtos químicos do que aquelas prontas. Não dá trabalho nenhum e é bem melhor em todos os sentidos.

Aqui embaixo eu detalho tudinho para vocês, vem ver:

Tapioca

Como fazer tapioca

INGREDIENTES
Massa
2 xícaras de polvilho doce
12 a 15 colheres de água (eu usei leite de coco, mas confesso que não senti muita diferença no sabor)

Sugestões de recheio
Doce de leite com coco
Leite condensado com coco
Queijo e presunto
Peito de peru, orégano e queijo branco.

Como fazer tapioca
Este é o ponto da tapioca, meio empelotada, mas que se desfaz com a mão.

MODO DE PREPARO
Em uma tigela disponha o polvilho e adicione a água aos pouco misturando bem com uma colher ou com as mãos. (Adicione a água aos poucos para não perder o ponto e se perder, é só adicionar mais um pouco de polvilho).
Quando a farinha atingir o ponto de se aglutinar formando pequenas bolinhas, está pronto (fica parecendo uma farofa úmida).
Aqueça uma frigideira anti aderente e coloque a farinha passando por uma peneira.
Deixe em fogo médio até que os grãos se aglutinem e você consiga virar a tapioca com uma espátula.
Coloque o recheio de sua preferência, dobre ao meio e sirva.

Dicas: não deixe a massa muito fina para não quebrar quando dobrar.
Não é necessário virar a tapioca, vire apenas se preferir que ela fique bem crocante. Eu prefiro virar.
Com geleia de morango caseira fica ótimo (receita aqui).

Como fazer tapioca

8 thoughts on “Como fazer tapioca

  1. Adorei a dica é a receita!!! Como moro no exterior é difícil conseguir a goma para fazer a tapioca portanto a sua dica foi fantástica!!
    Agora será que você consea receita do “cuscuzão” de tapioca? É um doce, comi quando criança/adolescente mas nunca mais pude comer e a cobertura é de côcorefresco ralado e leite condensado, você já comeu?
    obrigada,
    Hatsumi

    1. Oi Hatsumi, que bom que gostou!
      Fico feliz! =)
      Sobre o cuscuz, eu tenho uma receita que é feita com um tipo de tapioca granulada, será que é esse?
      Vou pesquisar mais um pouco para conhecer esta receita!
      Abraços.
      Wesley

  2. Cara, achei legal, mas faço pouco e trabalho em casa, logo,a praticidade acaba falando mais alto.
    Comprei uma massa aqui perto de casa, numa feira livre, que, diz o pacote, tem só amido de mandioca e água. Ela vem lá do MS, e acredito que não tenha conservantes, porque dura só dois meses em embalagem lacrada, ou uma semana aberta na geladeira. Você poderia experimentar pra dizer se é boa, pq eu só conhçobtapioca aqui em SP, nunca fui ao nordeste (nada contra o nordeste, só odeio o calor de passar mal, rs). A marca é “Fecularia Pantanal”. Segue um link com a foto:

    https://goo.gl/photos/9K4c84iimP9J1no96

  3. Será q posso fazer maiôs quantidade da goma e deixar armazenada em um recipiente? Aqui em casa praticamente substituímos o pão por tapioca. Até as crianças aderiram, por isso não dá pra ficar fazendo a goma toda hora! Obrigada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.