Diário de viagem: Vaticano, Itália – 3º dia

Reservamos nosso terceiro dia em Roma para conhecer o Vaticano, que além de ser um país independente dentro da cidade de Roma, abriga a Basílica de São Pedro, maior templo católico do mundo.

Como eu já tinha comprado nossos ingressos para o museu do Vaticano e Capela Sistina com horário agendado (você pode comprar neste link), partimos primeiro para essas duas atrações, mas no caminho passamos em um café e pedimos um cappucino, suco de laranja e croissante de nutella para viagem. Desse jeito vou me acostumar a comer tanto doce logo no café da manhã. Vai ser difícil, mas eu me esforço!



Booking.com

Tomamos café caminhando em direção ao museu do Vaticano e chegando lá furamos a fila gigante graças à minha “virginianisse” de comprar o ingresso antecipado. No museu vimos um gigantesco acervo de relíquias egípcias (sarcófagos, joias, vasos e até múmias), esculturas gregas e romanas, quadros da renascença e de outras eras e estilos. É taaaaannta arte, tanta coisa antiga e linda, que é até difícil absorver tudo nessas “poucas horas” (só no museu ficamos caminhando por mais de 3 horas). No fim do passeio pelo museu, naturalmente chegamos a Capela Sistina e… Não há palavras para descrever aquele lugar. Por um lado é chato não poder tirar fotos lá dentro, mas por outro, imagem alguma faria jus ao que se vê naquela sala. Ficamos impressionados com tamanha beleza e grandiosidade da obra de Michelângelo. Eu poderia ficar o dia todo lá dentro olhando cada imagem daquele teto que não conseguiria absorver tudo. Realmente imperdível!

Vaticando - Itália - Roma
Clique para ampliar

Saindo de lá e fomos em direção à Praça e Basílica de São Pedro. Tiramos algumas fotos na praça e pegamos a fila para entrar na igreja, cerca de meia hora depois já estávamos lá dentro, um tempo curto, considerando que li alguns relatos de gente que ficou mais de 2 horas naquela fila (não é cobrado ingresso para entrar na basílica, mas se quiser, você pode comprar ingresso para subir na cúpula dela e ter a vista da praça de São Pedro. Como queríamos poupar as pernas e a praça estava meio entulhada por conta de reformas, achamos que não valia a pena).

Logo que se entra na basílica a Pietá de Michelangelo está à direita e foi irresistível não correr em direção à ela. E esta é outra obra que merece toda fama que tem. A expressão no rosto de Maria e o corpo caído de Jesus em seu colo são de uma perfeição estonteante.

Vaticando - Itália - Roma

Vaticando - Itália - Roma - Pietá
Pietá de Michelangelo

Depois dessa super maratona de mais de 5 horas, fomos merecidamente almoçar! O And foi de lasanha e eu de pizza marguerita, ambos muito bons, apesar de eu achar a lasanha do segundo dia melhor. Para complementar o menu, ainda pedimos um hambúrguer com fritas que dividimos (don’t judge us!).

Almoço - Vaticano - Itália

Na sequência já fomos tomar nosso gelatto de cada dia, o meu foi de Mixberries e Chocolate extra dark e do And de chocolate. Eu esperava que o extra dark fosse beeeemm mais amargo, mas não era tanto, era amargo no ponto certo. Olha gente, se desse eu levava uns 50 potes de sorvete daqui, muito bom!

Gelatto - Vaticano - Itália

Depois fomos visitar o Castelo Sant’Angelo ali pertinho, uma construção do século 2, feita pelo imperador Adriano e usado como castelo e prisão.
Apesar da vista muito legal que tivemos de Roma e do Vaticano, não considero a visita essencial, como tínhamos o Roma Pass e “não pagamos” a entrada, valeu a pena.
O que mais curti é que o castelo tem um clima meio de masmorra e meio aterrorizante, dava a sensação de que a qualquer momento eu veria um fantasma.

Vaticando - Itália - Roma
Tava frio gente!
Castel Sant'Angelo
Vista do Castel Sant’Angelo

De lá fomos para a Piazza Navona, onde tem a Fontana del Nettuno, Fontana del Quattro Fiumi e a Fontana del Moro. Todas encantadoras, mas achei a Fontana del Quattro Fiumi a mais bonita. A hora que chegamos estava começando a escurecer e a praça estava especialmente bela.

Fontana del Nettuno
Fontana del Nettuno
Fontana del Quattro Fiumi
Fontana del Quattro Fiumi

Depois de tanta caminhada, não tínhamos mais pernas para nada e cometemos o pecado de comer no Mc Donalds e correr pro hotel descansar. Amanhã tem mais Itália!

Dica: uma coisa chatinha que acontece tanto no Museu do Vaticano quanto na Basílica de São Pedro é a abordagem dos guias que te cercam e vão tocando o terror dizendo que não tem mais ingresso, que você vai perder o dia na fila e oferecendo meias entradas. Tomem cuidado! Já ouvi falar de golpes com ingressos ali fora. E se quiser mesmo um guia para o passeio, opte por áudio guias ou procure por uma empresa de turismo minimamente confiável. Ahh, e se vierem com promessas de audiência com o Papa, fuja que é golpe na certa!

Neste link tem mais sobre a viagem!

4 thoughts on “Diário de viagem: Vaticano, Itália – 3º dia

  1. Olá Wesley, em abril vou a Roma e lendo se relato vc falou que comprou os ingressos do Vaticano antecipado, vc comprou pela internet? se sim, em qual site?
    Desde já agradeço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.