Suspiro sequinho e crocante

Para quem tem filhos, julho não significa apenas férias, mas um período onde é preciso se desdobrar em 10 e criar mil atividades e comidinhas para entreter os pequenos que estão cheios de energia correndo pela casa. Eu não tenho meus pequenos, mas como tio de mais de 10 sobrinhos (sim, estou sendo literal), conheço bem esta realidade, por isso, hoje trago uma receita que seus pequenos vão amar e você pode até colocá-los para ajudar a fazer: suspiro sequinho e crocante.

Apesar de ser super fácil de fazer, o suspiro sequinho e crocante exige alguns cuidados, por isso, deixei a receita bem completa com vários truques para que seus suspiros sejam um sucesso com a criançada e com os adultos (por que não?).

As quantidades abaixo me renderam uma fornada de suspiros naquelas formas de pizza e não recomendo fazer mais do que isso, pois feito o merengue, o suspiro deve ir para o forno na mesma hora, ou seja, não pode ter forma na espera ou merengue sobrando pois ele perde o ponto.

Suspiro sequinho e crocante

Suspiro sequinho e crocante

INGREDIENTES
• 2 claras
• 6 colheres (sopa) de açúcar (90g)
• 1/2 colher (chá) de cremor tártaro (opcional, mas ajuda a estabilizar o merengue e melhora o resultado, você encontra em lojas que vendem produtos para confeitaria)
• Raspas de 1 limões ou 1/2 colher (chá) de essência de baunilha
• Corantes diversos (opcional, mas as crianças vão amar)

MODO DE PREPARO
Coloque as claras em uma batedeira e inicie batendo em velocidade baixa (é importante que o bowl e os batedores não tenham resquícios de gordura ou gema).
Caso vá utilizá-lo, primeiro adicione o cremor tártaro e deixe se misturar às claras.
Em seguida coloque o açúcar colher por colher e depois as raspas de limão.
Deixe bater até que o merengue forme picos firmes, ou seja, levantando o batedor, o pico que se formar não pode cair, dobrar (isso leva de 5 a 10 minutos).
Adicione o corante de sua preferência, bata para misturar e transfira o merengue para um saco de confeitar com um bico pitanga ou outro de sua preferência.
Forre uma assadeira com papel manteiga e faça pequenos suspiros sobre o papel.
Você também pode formar os suspiros utilizando duas colheres ou um saquinho comum com um furo na ponta (sugiro não fazer suspiros muito grandes para assarem mais rápido).
Asse por cerca de 1 hora e meia em forno a 150ºC. Se o seu forno, assim como o meu, já começar em 180ºC, coloque a forma na grelha mais alta e deixe uma colher de pau mantendo a porta do forno entre-aberta.
Os suspiros estarão prontos quando tocando com o dedo você sentir que ele está firme por fora e não gruda no seu dedo.
Depois que desligar o forno, deixe seus suspiros lá dentro até estar completamente frio, é neste momento que eles terminam de secar (cerca de duas horas).
Depois é só armazenar em um recipiente vedado e se deliciar.

Para manter seu suspiro sequinho e crocante é importante colocá-los em um pote bem vedado, pois expostos ao ambiente eles absorvem umidade e voltam a ficar molinhos. Se isso acontecer, coloque-os novamente no forno por cerca de 10 minutos ou até que sequem novamente, mas não repita essa operação muitas vezes para seu suspiro não ficar duro.

Suspiro sequinho e crocante

18 thoughts on “Suspiro sequinho e crocante

  1. Olá! Estou fazendo pra venda, e tenho usado o cremor qdo as claras estão em ponto de neve já. Na sua receita eu misturo junto as claras antes de bater? Tenho tmb aquecido as claras com o açucar antes de bater, isso faz alguma diferença? Obrigada!

    1. Ana, creio que o momento de adicionar o cremor não faça tanta diferença, eu sempre adicionei no inicio do processo e nunca tive problemas.
      Quanto a aquecer as claras, é um outro modo de preparo que também funciona. Para fazer cobertura de bola é recomendável fazer isso para deixar o merengue mais estável. No caso do suspiro, não acho que faz tanta diferença.

  2. Olá! Estou fazendo pra venda, e tenho usado o cremor qdo as claras estão em ponto de neve já. Na sua receita eu misturo junto as claras antes de bater? Tenho tmb aquecido as claras com o açucar antes de bater, isso faz alguma diferença? Obrigada!

  3. olá,
    os meus ficaram lindos na hora que fiz, sequinhos e com a consistencia perfeita.
    Porém hj quando fui comer estão esfarelando muito, virando praticamente um pó…
    Eu não usei o cremor tártaro, só o limão. Porque será que isso aconteceu? Pode ter sido tempo de forno? Eu deixei 40 minutos a 180C com a porta entreaberta….Preciso fazer pra uma festa amanha…. ;( Agradeço muito se voce puder me dar alguma ideia do que pode ter acontecido…
    obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *