Receita de Quindim ou quindão

Todo mundo acha que é super difícil fazer receita de quindim, mas na verdade é bem fácil.

O principal cuidado que você deve ter é no tratamento das gemas para que seu quindim não fique com cheiro e gosto de ovo, mas isso também é simples e só exige um pouco de paciência na hora de peneirar as gemas sem pressioná-las.

Outro truque é não bater a mistura para que seu quindim fique bem sedoso, amarelinho e brilhante. Seguindo essas regrinhas básicas e a receita abaixo, você vai fazer um quindim lindo e gostoso que vai te levar de volta a infância!

Aqui em casa meu quindim fez muito sucesso e tenho certeza que na sua também vai fazer!

E tem vídeo aqui embaixo se quiser ver o passo a passo!

Para mais receitas em vídeo, clique aqui e se inscreva no canal do blog!

Receita de Quindim

INGREDIENTES
• 100g de coco ralado
• 200ml de leite de coco
• 30g de manteiga derretida em temperatura ambiente
• 1 colher (chá) de extrato ou essência de baunilha
• 1 e 1/4 de xícara de açúcar refinado (225g)
• 10 gemas peneiradas

Receita de Quindim

MODO DE PREPARO
Hidrate o coco no leite de coco por 15 minutos (se utilizar coco fresco não é necessário hidratar).
Enquanto isso, disponha as gemas sobre uma peneira e deixe escorrer lentamente sem pressionar com uma colher ou outro utensílio (pode demorar um pouco, mas isso garante que seu quindim não fique com cheiro e gosto de ovo).
Junte ao coco hidratado a manteiga derretida, a baunilha e o açúcar e misture bem com uma espatula ou fouet (batedor de arame).
Por último adicione as gemas e misture delicadamente (depois de colocar as gemas não bata a mistura, isso clareia a massa e muda a estrutura do quindim).
Disponha a mistura em uma forma untada com manteiga e polvilhada com açúcar refinado e leve para assar em banho maria por cerca de 60 minutos a 180ºC (o forno deve estar baixo, mas a água do banho maria quente).
O quindim estará pronto quando ganhar consistência ou quando espetando com um palito ele sair limpo. Como o tempo de forno pode variar muito, é bom dar uma olhada aos 30 minutos e depois a cada 15 minutos.
Caso use formas pequenas, para desenformar, é só apertar as laterais para que o ar entre e o quindim descole do fundo.

Receita de Quindim

Esta receita de quindim me rendeu 6 unidades na forma pequena, mas você pode aumentar a receita de acordo com a quantidade que quiser fazer.

E nada de desperdiçar as claras gente! Aqui tem uma receita de bolo de morango feito com as claras que não foram usadas nesta receita de quindim. Fica uma delícia!
Você também pode colocar suas claras em um recipiente bem vedado ou forminha de gelo e congelar, dura um tempão! Já testei e dá super certo.

Receita de Quindim

120 thoughts on “Receita de Quindim ou quindão

  1. Estou fazendo essa receita, nesse momento estão no forno. Dobrei a receita e achei ela muito líquida, ai coloquei um pouco de coco ralado industrial. Vamos ver se vai dar certo. Estou cruzando os dedos!! Rsrsrs

    1. Felipe, a massa fica mais molinha mesmo, mas se os ovos utilizados estavam muito grandes, pode ser que fique mais líquido do que o normal. Se você colocou mais coco não tem erro, vai dar certo sim! =)
      Depois me conte se gostou da receita!

  2. Wesley,
    acabei de conhecer o site e estou encantada. Adoro cozinhar. Farei o Quindim pois minha irmã está louca para comer e ela não gosta de comer na rua pq normalmente têm cheiro e/ou gosto de ovo.
    Voltarei para dizer o que ela achou.

    Parabéns pelo trabalho e pelo carinho em compartilhar suas receitas tão detalhadamente.

  3. Procurei essa receita em muitos sites, mas a melhor em ingredientes e detalhes do modo de fazer foi aqui. Parabéns pelo trabalho, continue assim Wesley.
    Vou fazer e depois conto como ficou.

  4. Olá Wesley td bem !
    Gostaria de saber se esse quindim posso fazer em banho maria no fogão em cima.
    E pelo os comentários seu quindim deve ser sensacional,pois eu quero preparar um delicioso quindim e com sua ajuda vou fazer e espero que dê certo.
    Obrigado por compartilhar.parabéns e fique com Deus.

  5. Bom dia, gostaria de saber se para uma forma grande de pudim, essa receita da, ou tem que dobrar a receita?? posso substituir a manteiga por creme vegetal?? tenho um sobrinho cm alergia a leite.. obigadaaa

      1. Estou de novo aqui para lhe agradecer.. fiz esse quindim e foi um sucesso .. ficou uma delícia.. os tb o pavê de abacaxi apenas substituindo o leite condensado normal pelonde soja e deu super certo.. mto obrigada…

  6. Vou tentar sua receita! Meu marido adora quindim e está me pedindo há dias, rsrs. Não encontramos até agora para comprar pronto, o jeito é fazer em casa! Espero que dê certo =)

  7. Oi, quero fazer essa receita, mas não tenho as forminhas. Para usar a forma de pudim eu utilizo a mesma quantidade de ingredientes ou necessito dobrar a receita?

    1. Oi Su, você deve colocar água quente dentro de uma forma grande até o nível da forminha em que o quindim estará, tomando cuidado para não ultrapassar a borda e entrar água no quindim.
      Dá uma olhada no vídeo do post que dá para entender melhor.
      Se fizer, depois me conte se gostou! =)

  8. Olá Wesley, bom dia.
    Por acaso ontem estava assistindo o Bake off Brasil e eles fizeram uma prova que era justo a receita do quindim.
    Nunca comi, nunca fiz … Mas me deu uma vontade enorme de experimentar …
    Vou comprar os ingrediente e fazer…
    Espero que eu acerte fazer e espero que eu goste…
    Valeu pela receita!

  9. Só não coloquei a essência de balinha lá não tinha mas coloquei os outros ingredientes e segui a receita direitinho, ficou show, aprovadissomo, até a cor ficou idêntica, super amei essa receita! ????????

  10. Olá, Wesley. Essa receita me parece ótima e vou testá-la hoje, mas não tenho forminhas individuais. As minhas forminhas são todas juntas em uma travessa, como as de muffins e cupcakes. Como faço para desenformar?
    Obrigada!

  11. Obrigada. Essa é a forma de q disponho no momento. Meu receio era q não poderia apertar os lados p desgrudar c facilidade, mas me ocorreu q posso soltar os lados usando faca de plástico. Espero q dê certo.

  12. Olá, a receita parece deliciosa. Vou tentar fazer. Como farei na forma de pudim, gostaria de saber se devo cobrir com papel alumínio durante o cozimento no forno. Obrigada.

  13. Essa receita é maravilhosa! A primeira vez que fiz quindim, segui essa receita. Desde então, sempre faço e sempre dá certo. Não tem erro. Parabéns!

  14. Estou neste exato momento fazendo esse receita!!! Como moro aqui no RS, e aqui é inverno o cheirinho está uma delícia… Estou contando os minutos para experimentar!!!!

  15. Amo quindim, mas confesso q nunca como, pq tenho receio … Sempre com gosto de ovo. Mas meu filho tem intolerância a lactose, então pensei, vou ter q aprender a fazer. Fiz sua receita, ficou perfeita. Meu pai não passa nem perto de quindim comeu sem saber oq era e amouuu. Continue dizendo q era uma receita de pudim de côco!
    Obrigada, tuuuudo de bom

  16. Nossa amei sua receita minha filha tem intolerância à lactose e vive me pedindo pra fazer coisas diferentes pra ela. Vi sua dica pra usar becel azul(é a única que ela pode) vou fazer com certeza

  17. Olá!! Parabéns, sua receita é bem detalhada!! Quero testar!!
    Se eu usar menos côco vai dar certo? Pq gosto muito mais do creme que se forma do que da parte com côco!
    Obrigada!

      1. Testei!! Ficou ótimo!! Deu super certo! Só achei que poderia ter ficado um pouco menos doce. Reduzi a quantidade de côco em 30%. Excelente receita!! Valeu!!

  18. Olá, estou conhecendo a pág hj e já me inscrevi no canal no YouTube tbm ☺️
    Eu sempre faço quindim, minhas receitas de experimento são ótimas, mas erro no forno, tanto na temperatura como no tempo ?
    Meu forno é elétrico, e o médio dele é 180° para assar bolos é excelente, mas estou falhando muito para assar os quindim. Vc teria alguma dica?
    Desde já muito obrigada!

  19. Olá, estou conhecendo a pág hj e já me inscrevi no canal no YouTube tbm ☺️
    Eu sempre faço quindim, minhas receitas de experimento são ótimas, mas erro no forno, tanto na temperatura como no tempo ?
    Meu forno é elétrico, e o médio dele é 180° para assar bolos é excelente, mas estou falhando muito para assar os quindim. Vc teria alguma dica?
    Desde já muito obrigada!

  20. Vou tentar fazer. Como usarei formas pequenas , gostaria de saber se o tempo para assar é o mesmo que e si devo cobrir com papel alumínio durante o cozimento no forno. Brigada.
    Silvia

  21. Foi a primeira vez que fiz sobremesa e usei essa receita. Meu quindim ficou lindo e amarelinho como vc falou. Como não encontrei essencia de baunilha eu substitui algumas gramas de açucar por açucar de baunilha. Ficou um pouco mais doce mas ainda sim saboroso. Muito obrigada pela ajuda, as suas dicas me ajudaram muito, principalmente pra mim que não sabia nem o básico hehehehe

  22. Fiz a receita a primeira vez com côco seco e deu certo. Fiz mais duas vezes com coco fresco e o quindim “talhou”. Fiz em forminhas pequenas, segui a receita e ele talha, fica parecendo queijadinha além do gosto ficar ruim. O que posso estar fazendo de errado?

  23. O meu fica branco qdo coloco na forminha. Fiz com muuuuuito cuidado sem bater, mexendo bem lentamente….as gemas estavam bem laranjinhas e mesmo depois de misturadas continuaram laranjas….mas qdo coloquei nas forminhas e coloquei no forno em banho maria percebi que perdeu a cor.

  24. Wesley, há muito tempo que procuro uma receita de quindim que fique com brilho por cima, acho essencial esse visual vítreo, mas o meu não fica. Vou testar, tem algum segredo para ele ficar brilhante?

    Mirtes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *