Receita de arroz doce moreno

Sabe aquele tipo de comida que desperta uma memória de infância? Esta receita de arroz doce moreno é exatamente assim para mim. Me lembro de ter comido apenas uma vez este arroz doce quando era bem pequeno. Minha avó tinha feito e me lembro de eu ter gostado muito, mas a receita nunca mais foi repetida e em geral eu só vejo as pessoas fazendo o arroz doce tradicional, branquinho.

Além da aparência, o arroz doce moreno fica bem diferente daquele comum, mais forte, mais doce e com aquele gostinho de caramelo que é imbatível. Se você já comeu, sabe do que estou falando e se você ainda não comeu, faça que você vai se apaixonar!

A receita de arroz doce moreno é basicamente igual a do comum, a diferença é que você faz um caramelo com o açúcar antes de adicionar ao arroz. E para deixar ainda mais gostoso, segui uma dica da Rita Lobo e fiz esta receita utilizando arroz para sushi, que deixa o doce ainda mais cremoso, mas é claro que você pode fazer com arroz comum que também vai ficar delicioso.

Só mais uma coisa, as quantidade abaixo vão parecer pequenas, mas este doce rende muiiiitooo, então, só aumente a quantidade se você tiver mais de 4 pessoas em casa. Aqui somos dois que comemos bem e não demos conta de acabar nem com metade da receita, minha mãe agradeceu pelo doce que ganhou (rs).

Vamos a receita!

receita de arroz doce moreno

Receita de arroz doce moreno

INGREDIENTES
• 1 xícara (chá) de arroz (eu usei arroz para sushi e meu doce ficou super cremoso, mas pode usar o arroz comum que também dá certo)
• 3 xícaras (chá) de água para cozinhar o arroz
• Canela em pau a gosto (eu utilizei duas pequenas)
• 1 xícara (chá) de açúcar
• 2 colheres (sopa) de água (para caramelizar o açúcar)
• 3 xícaras de leite
• 1/2 lata de leite condensado (você pode usar a lata toda, mas vai ficar mais doce)
• Canela em pó a gosto (opcional)

receita de arroz doce moreno

MODO DE PREPARO
Cozinhe o arroz em três xícaras de água por 15 minutos com a canela em pau cuidando para que a água não seque.
Enquanto isso, em outra panela adicione o açúcar e duas colheres de água e leve ao fogo baixo mexendo até caramelizar e ficar bem dourado, mas cuidando sempre para não queimar.
Adicione 1 xícara de leite ao caramelo e misture até que tudo se dissolva e se torno um liquido marrom, não se preocupe se parte do caramelo empedrar, continue mexendo em fogo bem baixo que tudo se dissolve (ao colocar o leite, o caramelo vai borbulhar ainda mais, por isso tome cuidado para não se queimar).
Com o arroz já cozido, adicione o leite caramelado passando-o por uma peneira para tirar qualquer pedrinha de açúcar que tenha ficado.
Junte o leite condensado à mistura e mais 1 xícara de leite.
Deixe cozinhar em fogo bem baixo por mais 10 minutos mexendo de vez em quando para que não grude no fundo.
Desligue a penela, deixe esfriar completamente e leve à geladeira por pelo menos 2 horas.
Adicione a última xícara de leite e sirva gelado polvilhado com canela à gosto.

receita de arroz doce moreno

10 thoughts on “Receita de arroz doce moreno

  1. Olà Wesley, hoje no começo da tarde jà fiz o seu doce de abóbora com coco e agora acabo de fazer esta sua receita de Arroz doce moreno! Fiz direitinho o resultado ficou ótimo!!! Estou amando suas receitas, vou compartilhar com as amigas, pode? Merci beaucoup! Ana Cristina

  2. Oi Wesley, adorei a receita do arroz doce fiz hoje pela manhã e acabei de experimentar. Realmente me lembrou a infância, casa da minha saudosa avó. Ficou incrível. Obrigada pro compartilhar conosco!

  3. Estamos fazendo prática gostosa bonita boa apresentação
    DELICIOSA AOS ADULTOS NOS REMETE A INFANCIA, as crianças com certeza guardarão na memória este sabor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *