Para te trazer uma opção diferente e caseira hoje eu te ensino como fazer Pão pizza na máquina de pão com muita praticidade e sem bagunça na sua cozinha, mas eu já adianto que esta mesma receita pode ser reproduzida manualmente, ou seja, sem uma panificadora.
A minha eu ganhei de uma marca parceira há alguns anos, mas confesso que ela ficou um tempão guardada no armário porque eu não acreditava que fosse realmente útil, mas bastou um teste para eu perceber que não viveria mais sem ela. Para quem ama fazer pão, como eu, a panificadora é uma mão na roda, bate a massa e até assa se você quiser. Esta última função eu confesso que nunca usei, sempre prefiro modelar meus pães fora da máquina e assar em forno comum, até porque, quando o pão é recheado, não tem como fazer tudo nela, exatamente o caso deste pão pizza na máquina de pão. Mas só pela sova, já vale a pena, salva tempo, evita bagunça e poupa meus queridos bracinhos (rs).
Se você estiver pensando em adquirir uma, vou deixar o link da minha aqui, comprando pelo meu link você não paga nada a mais e me ajuda a continuar produzindo meu conteúdo e receitas na internet.
FARINHA DE TRIGO 650g(em torno de 4 e 1/2 xícaras)
AÇÚCAR 1 colher de sopa
SAL 1 colher de chá
FERMENTO BIOLÓGICO 1 colher de sopa
Recheio
MOLHO DE TOMATE 1/2 lata
PEPERONI 200goutra opção é usar calabresa fatia da bem fininha
MUÇARELA 300g
ORÉGANO a gosto
Instructions
Na máquina de fazer pão
Para fazer na panificadora, coloque todos os ingredientes no recipiente da máquina de pão na seguinte ordem: leite, ovo, óleo, farinha açúcar, sal e fermento.
Escolha o modo pizza e deixe a máquina completar seu ciclo.
Não é necessário mexer, misturar ou sovar a massa na mão, a máquina da conta de tudo sozinha.
Manualmente
Em um recipiente junte metade da farinha de trigo, o sal, o açúcar e o fermento e misture tudo.
Agora, coloque o leite, o ovo e o óleo e misture até que massa fique mais firme e seja possível manipular com as mãos.
Atenção: se a massa ficar muito seca, pode colocar mais um pouco de leite e se ficar muito mole, pode colocar mais farinha para corrigir, mas sempre aos poucos para não perder o ponto. A massa deve ganhar consistência e soltar das mãos, mas ainda assim precisa estar macia ao toque.
Quando perceber que é possível, transfira a massa para uma bancada limpa e enfarinhada e sove até que ela fique bem elástica (10 a 15 minutos. Se quiser, use uma batedeira com gancho neste processo ou sove dentro do próprio recipiente).
Depois da sova, molde-a em uma bola, devolva para o recipiente, cubra e leve para descansar em um lugar fechado por pelo menos 1 hora ou até que a massa dobre de volume.
Modelagem e finalização
Depois do crescimento, retire o ar da massa e a divida em 3 partes iguais.
Abra cada parte em um retângulo e por cima espalhe molho de tomate.
Agora faça uma camada de queijo, seguida de uma camada de peperoni.
Finalize com mais um pouco de queijo e orégano a gosto.
Enrole a massa com o recheio e corte em rodelas.
Transfira para uma forma untada a enfarinha com o recheio exposto para cima e deixe descansar por mais 30 minutos para que a fermentação recomece.
Depois deste tempo, você pode colocar mais um pouco de queijo e orégano se quiser.
Agora leve para assar em forno pré-aquecido a 180ºC por cerca de 30 minutos ou até que os pães estejam bem dourados.