Massa de batata para salgados

Não tem salgadinho de festa mais gostosos do que os que são feitos com batata, por isso fiz esta receita de massa de batata para salgados e estou colocando aqui para vocês se deliciarem também!

Com esta massa você pode fazer bolinhas de queijo, coxinhas, risoles de vários sabores, enfim, todo tipo de salgadinho. Por motivo de preguiça de fazer outros recheios, desta vez eu fiz só bolinhas de queijo e não deu pro cheiro.

A receita abaixo me rendeu 1,7kg de massa que foi suficiente para fazer 80 bolinhas de queijo médias (usei uma colher de sopa como padrão). Se quiser fazer mais, sugiro fazer em duas partes, pois a massa é pesada de virar na penela.

Massa de batata para salgados

Massa de batata para salgados

INGREDIENTES
• 2 xícaras de caldo de frango ou legumes (ou 480ml de água com 1 cubinhos de caldo dissolvidos)
• 2 xícara de leite
• 8 colheres de manteiga (100g)
• 500g de batatas
• 500g de farinha de trigo
• 1 colher (chá) de sal (se usar caldo em cubo, é provável que não precise adicionar sal)

Para empanar
• 1 ovo levemente batido
• Farinha de rosca

Obs.: a xícara utilizada nesta receita é padrão com capacidade para 240ml.

MODO DE PREPARO
Cozinhe as batatas na água até que estejam bem macias, escorra a água e amasse-as. Reserve (se não usar caldo de legumes líquido, pode reaproveitar a água do cozimento das batatas).
Em uma panela adicione o caldo, o leite, e a manteiga e deixe levantar fervura.
Assim que ferver junte a batata amassada e misture tudo.
Por fim acrescente a farinha de trigo de uma só vez, deixe a chama do fogo entre médias e baixa e mexa vigorosamente até que a massa forme uma bolinha e deixe uma fina película no fundo da panela (se a massa estiver muito mole, acrescente um pouco mais de farinha até chegar no ponto, mas sem exageros).
Cozinhe bem a massa para que ela não fique “farinhenta” e depois deixe amornar.
Transfira para uma superfície limpa e sove levemente até que ela fique bem macia e lisa.
Depois da massa pronta, é só formatar os salgados como preferir, rechear e passar pelo ovo batido e pela farinha de rosca.
Para fritar, encha uma panela com óleo até a metade e deixe aquecer.
Depois de quente abaixe a chama do fogo entre média e baixa e frite os salgadinhos até que fiquem dourados.
Disponha em um recipiente forrado com papel toalha e sirva a seguir com os molhos de sua preferência (ketchup, mostarda, maionese, etc).

Feche bem cada salgadinho e não exagere no recheio, pois eles podem abrir ao fritar, fazer a maior sujeira no seu fogão e todo aquele recheio a mais acaba escapando.

Massa de batata para salgados

Massa de batata para salgados

Se preferir, aqui tem uma receita de massa para salgadinho sem batata. Eu confesso que depois desta massa de batata para salgados eu naõ quero mais outra opção… rs

25 thoughts on “Massa de batata para salgados

  1. Fiz seguido sua receita…. as bolinhas de queijo ficaram muito boas, mas tive problemas ao tentar fazer risolis…. a massa grudava muito… 1) o que eu fiz de errado? 2)apesar de gostosa, a massa pareceu meio adocicada… será que faltou sal?

    1. Elizabeth, talvez vc tenha usado menos farinha do que o indicado na receita. O adocicado deve ser falta de sal mesmo.
      Para ajudar na hora de modelar, você pode passar um pouco de óleo nas mãos.

  2. Ontem fiz uma mesma receita como essa mas ia mais água e leite naquela e menos manteiga, resultado: massa grudenta, tive que jogar ela no lixo :( maaas conheci seu site e com dor no coração fui fazer mas com um fundinho de fé crendo que ficaria boa se não eu iria desistir e agora a tarde fiz e resultado: massa MARAVILHOSA, muito macia, leve e gostosa. Thank you so much! XD

  3. Amei o site Wesley Sarto, obrigada pelas receitas incriveis! bom dia, de quantas gramas são as bolinhas que vc fez? com essa mesma receita faço quantos mini salgados? desde já obrigada!

    1. Oi Rochelle, obrigado! =)
      Não sei te dizer as gramas pois não pesei as bolinhas depois de prontas.
      Eu arriscaria dizer que dá para fazer o dobro de mini salgados, ou seja, cerca de 150 unidades. Mas só testando para ter certeza.
      Abs.
      Wesley

  4. Pq depois de frito o salgadinho fica mto gorduroso? Será a massa ficou mto macia? Detalhe, fritei em fogo alto como fritaria qq salgado… Estou pensando em da próxima vez fazer ccom mais batata e um pouco mais de trigo pra ver se melhora. O que vc acha? FFora isso ficou excelente o salgado!

  5. Boa tarde !!
    me tire uma duvida quando voce fala 2 xicaras de caldo de frango e pra cozinha as batatas nessa agua ou apos o cozimento das batatas eu tenho que tirar 2 xicaras de agua ?
    eu n entendir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *