Diário de viagem: Milão, Itália – 12° dia

Viagem chegando ao fim, mas não iríamos em bora da Itália se conhecer Milão!

Acordamos cedo e às 8h05 já estávamos no trem a caminho de Milão. Chegamos lá pouco antes das 10h e saindo da estação de trem entramos na primeira tabacaria que vimos e compramos o ticket de metrô válido para um dia (€ 4,50), pegamos o metrô e descemos na estação do Duomo e logo ao sair demos de cara com ele.

Lindo e majestoso como eu imaginava. Há cada passo em direção à ele, a riqueza de detalhes fica mais nítida. A construção é toda adornada e cheia de estátuas e observando mais atentamente percebi que as pedras que o formam não tem apenas um formato, cor e desenho. Tudo isso unido deixa aquela igreja realmente incrível.

Duomo de Milão

Por dentro ela também impressiona, os vitrais e estátuas são exuberantes, além de seu pé direito ser beeeeemmm alto. Visitamos o Duomo em um domingo e estava acontecendo uma liturgia, com direito a coral e órgãos, o som e a acústica do lugar era de arrepiar. Fiz um vídeo curtinho, dá uma olhada:

Como estava garoando e o cansaço dos dias de viagem batendo, pulamos a subida ao terraço (e só depois descobri que tinha elevador), mas pelas fotos que vi, me parece uma atividade que vale super a pena. Se alguém já foi ou for, me conte o que achou aqui nos comentários.

Saindo da igreja demos uma volta pela Galeria Vittorio Emanuele II, outra bela construção, onde me chamou mais atenção os detalhes do piso do que o teto.

Galeria Vittorio Emanuele II

Saindo de lá, fomos em direção a Santa Maria delle Grazie, a igreja onde está exposta a Última ceia de Da Vinci, e chegando lá o lugar não estava muito movimentado, mas infelizmente não haviam mais horários disponíveis no dia para ver o quadro e só então descobri que a visita acontece em grupos de 30 pessoas que tem 15 minutos para ver o quadro e depois… Tchau!
Então, se pretende ir a Milão e ver A Última Ceia, compre o ingresso com antecedência para não dar com a cara na porta como nós!

Booking.com

Adaptamos nosso roteiro rapidamente e fomos conhecer o Castello Sforzesco e o Parci Sempione, que ficam no mesmo complexo, logo na frente do castelo há um belo chafariz que ajuda a compor a beleza do lugar. Atravessamos o complexo do castelo e chegamos aos jardins que também são belíssimos e ao fundo é coroado com o Arco della Pace (ou Porta Sempione).

Castello Sforzesco - Milão

Arco della Pace - Porta Sempione - Milão

Os jardins são bem grandes e imagino que em dias de sol e calor seja delicioso passar o dia ali largado na grama, mas como o dia estava nublado, resolvamos voltar para a praça do Duomo antes que começasse a chover.

No caminho ainda fizemos algumas comprinhas, tiramos mais fotos do Duomo e partimos em direção à estação de trem.

Apesar de grande, Milão me pareceu uma cidade muito bem organizada, seu metrô limpo, bem sinalizado e te leva aos lugares interessantes, mas uma dica que dou, é pesquisar o que quer ver, porque o tempo voa nesses pequenos deslocamentos entre uma atração é outra.

Neste link tem mais sobre a viagem!