Como fazer bolo sem erro

Outro dia uma leitora aqui do blog me deixou um comentário dizendo que os bolos dela sempre davam errado, ficavam solados, encruados ou não cresciam, tentei ajudar e o bolo dela deu certo! Mas pensando que outras pessoas possam ter o mesmo problema, achei legal colocar aqui as dicas que passei para ela nos comentários, criando uma espécie de guia de como fazer bolo sem erro.

Espero que gostem e se tiverem mais dúvida e dicas para compartilhar, deixem nos comentários!

Como fazer bolo sem erro

Dos ingredientes
• Prazo de validade: ingredientes que não usamos com tanta frequência tendem a ficar esquecidos, por isso é sempre bom checar a validade dos itens antes de fazer seu bolo, especialmente do fermento, que em geral dura um tempão.

• Armazenagem: a farinha de trigo deve ser mantida fechada e em ambiente seco para não adquirir umidade. O fermento, depois de aberto precisa ser mantido na geladeira, pois sua reação acontece através do calor e exposto a temperaturas altas, ele perde seu efeito.

 

Do preparo
• Depois de preparar a massa, leve-a ao forno imediatamente, não se deixa massa de bolo descansando. Ao contrário do fermento biológico (usado em geral para pães), o fermento químico tem ação rápida, quanto mais tempo passa, mais ele perde o efeito.

• O fermento deve ser um dos últimos ingredientes adicionados (senão o último) e não deve ser muito batido.

• A não ser que a receita peça explicitamente, não é necessário bater demais seu bolo. Batendo mais do que o necessário, você ativa mais gluten da farinha e seu bolo tende a ficar mais pesado. Em geral, o que pode ser bem batido é a manteiga (com açúcar até clarear e fica fofinha) e os ovos (claras em neve ou inteiros até que dobrem de volume), que podem ajudar o seu bolo a crescer e ficar mais fofinho, mas isso não é regra, por isso o ideal é seguir o que cada receita indica.

 

Na hora de assar
• O forno SEMPRE deve ser pré-aquecido por pelo menos 15 minutos antes de levar seu bolo para assar. Como disse antes, o fermento reage ao calor, e para seu bolo crescer bastante, o forno precisa estar quente quando levá-lo ao forno, caso contrário, ele iniciará o cozimento antes da ação do fermento, o que vai resultar em um bolo solado e encruado.

• Depois de levar ao forno, tenho duas formas de fazer que uso e funcionam
1. Asso o bolo em fogo alto nos primeiros 10 minutos e depois abaixo ao mínimo para terminar o cozimento.
2. Asso em fogo baixo desde o início e, se necessário, aumento nos 10 minutos finais para dourar a parte de cima, mas sempre tomando cuidado para não queimar embaixo.
Já fiz das duas maneiras e ambas funcionam bem aqui casa, mas acho a segunda opção mais prática, por isso é a que mais uso. A única coisa que você NÃO deve fazer é assar seu bolo em fogo alto, pois assim ele vai queimar por fora e ficar cru ou encruado por dentro.

• Nunca abra o forno nos primeiros 20 minutos que colocou seu bolo para assar, pois isso pode solar ou atrapalhar o crescimento do seu bolo.

• Verifique se seu forno está com problemas no fechamento e vedação. Correntes de ar podem prejudicar o cozimento e crescimento do seu bolo.

Como fazer bolo sem erro

Essas dicas vão ajudá-los a fazer qualquer bolo, mas é importante respeitar a orientação de cada receita.

Espero que vocês façam muitos bolos gostosos, docinhos e fofinhos!

Ahhh e aqui em cima a foto do bolo da queridíssima que me mandou a mensagem e acabou dando origem a este post. Ela fez esta receita de bolo de cenoura que fica maravilhosa todo confeitado, ficou uma lindeza!

Gostou deste post? Clique em curtir aqui embaixo e receba receitas e dicas diariamente!

5 thoughts on “Como fazer bolo sem erro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *