Como fazer pão sem erro – Dicas para fazer pão

Pão caseiro é uma delícia, mas para que ele cresça, fique fofinho e úmido, alguns cuidados precisam ser tomados, pensando nisso, montei este post com dicas de como fazer pão sem erro.

Se você nunca se arriscou a fazer pão em casa ou se já tentou e não deu certo, dá uma olhada neste texto e depois corre para a cozinha que desta vez seu pão vai fazer sucesso!

E se a sua dificuldade é fazer bolo, tem um outro post cheio de dicas bem aqui!

Como fazer pão sem erro

Como fazer pão sem erro

1. Tipo de fermento: em geral, o fermento usado em massas para pães, pizzas e esfihas é o fermento biológico, que pode ser encontrado fresco ou seco. Eu já usei dos dois tipos e não vejo muita diferença no resultado, mas conheço quem diga que o fermento fresco é bem melhor.
O fermento seco equivale a 1/3 da quantidade do fermento fresco, ou seja, se a receita pede 30g de fermento fresco e você for utilizar o fermento seco, o correto é utilizar 10g do seco, em geral essa informação está na embalagem do produto.
O fermento fresco deve ser armazenado na geladeira, já o seco deve ficar fora em local fresco e em um recipiente bem vedado, mas sempre consulte a embalagem para ver a indicação de armazenamento do fabricante.

2. Calor demais: o erro mais comum que vejo acontecer é aquecer demais o líquido (água ou leite) que irá ativar o fermento, está deve estar levemente morna, pois passando dos 40ºC, o calor mata o fermento e seu pão não cresce. Se você mora regiões quentes nem é preciso aquecer a água/leite, o próprio calor gerado ao sovar a massa já ativará seu fermento.
Na dúvida, faça como eu e ative o fermento antes de adicionar os outros ingredientes, assim você não perde tempo e ingredientes. E se quiser precisão, você também pode investir em um termômetro culinário (o meu é este aqui, mas achei outros legais também, estão aqui, aqui, aqui e aqui!). Deste jeito, só tem como fazer pão sem erro!

3. Fermento come açúcar: mesmo que esteja fazendo um pão salgado, o fermento biológico deve ser ativado com açúcar, pois o fermento precisa de algo para se alimentar, e o açúcar faz este papel.

4. Fermento não gosta de sal: O sal também é outro elemento que pode matar o fermento, por isso é importante não colocá-los em contato direto, em geral, eu o espalho sobre a farinha nos cantos do recipiente para evitar que isso aconteça.

Como fazer pão sem erro

5. De leve com a farinha: a farinha de trigo deve ser adicionada aos poucos, pois a umidade do ar e o tipo de farinha utilizada podem afetar (e às vezes muito) a quantidade necessária para sua massa. Vá adicionando durante a sova até que sua massa desgrude das mãos, ganhe consistência, porém ainda fique macia ao toque. Se sua massa ficar dura demais, adicione um pouco de líquido e continue sovando até chegar ao ponto ideal.

6. Ponto de sova: o ideal é sovar a massa do seu pão até que ela fique bem elástica e lisa. Um bom teste é apertar a massa com o dedo e observar, se ela começar a “voltar”, está no ponto. Com o tempo fica mais fácil perceber o ponto certo, mas sovando por 10 a 15 minutos não tem erro. A sova é importante para ativar o glúten da farinha e deixar o seu pão com aquela textura gostosa, é um ponto essencial de como fazer pão sem erro.

7. Pão mais macio e úmido: essa dica é para a hora de assar. Coloque uma forma no forno no momento que estiver pré-aquecendo e quando for colocar o pão para assar, encha a forma que já estava lá com um pouco de água e deixe-a lá nos primeiros 15 minutos. Depois deste tempo retire a forma com água e deixe seu pão terminar de assar normalmente. Para não dificultar a retirada e evitar acidentes, não coloque muita água na forma.

8. Pão seco e duro: Depois de assado, não deixe o pão esfriar no forno, isso resseca seu pão e o deixa duro. Esta dica também vale para bolos.

9. Farinhas especiais: Não é muito fácil encontrar, mas existem farinhas de trigo mais “fortes” (com mais glúten) que são mais indicadas para preparo de pães e pizzas, se achar por aí, vale a pena.

Como fazer pão sem erro

Depois destas dicas, imagino que vocês estejam morrendo de vontade de comer um pão caseiro quentinho, então clica aqui e vem escolher uma receita bem gostosa para preparar e surpreender sua família!

E se tiverem mais algum truque de como fazer pão sem erro, deixe aqui nos comentários!

75 thoughts on “Como fazer pão sem erro – Dicas para fazer pão

  1. vou tentar fazer isso estava muito a procura de dicas como fazer obrigado pessoal pela vossa experiência agradeço por muito mesmo e espero que tudo irá dar tudo certo

    1. caso você faça o pao, compre melhorador de farinha, vende em qual quer supermercado proximo dos fermentos ele deixa o seu trigo com mais de 8 porcento de proteina o q é o essencial para paes,pizzas etc.

      1. Olá ! Estou começando a fazer pão integral e ele está rachando ao meio e não está crescendo ( mesmo fazendo todos os passos certinhos ) o que pode ser ?

  2. Errava muito em deixar meu pão dentro do forno depois de assado. ..ele ficava duro e amarelado parecia feito com farinha velha, agora já sei…desligo e tiro na mesma hora de debtro do forno…obrigada pela dica!!!!

  3. Oi Wesley… segui suas dicas… e funcionou de verdade… como fiz… coloquei o trigo, o açucar e o fermento seco, a banha e coloquei a água da temperatura ambiente… (antes era morninha, por isso que dava errado) e amassei, amassei, depois quando vi que tudo estava bem misturado e amassado, coloquei o sal… ai misturei tudo até ficar uma massa bem sovada… adorei suas dicas… o pão ficou muito bom. Obrigada.

    1. Aline, quando cresce, o pão se espalha para onde der, por isso ele às vezes acaba entortando, mas pode ser também que sua massa esteja muito mole.
      Se quiser um crescimento mais uniforme, coloque para crescer em uma forma com as laterais fechadas.

  4. Ola wesley sempre que faco pao ele fica com a massa fofa so na hora no dia seguinte a massa fica seca.. Onde sera que estou errando?? Pode me ajudar??

    1. Eliziane, é normal que o pão fique mais seco no dia seguinte ao preparo. Para manter mais macio, você deve armazena-lo em local bem fechado, em temperatura ambiente ou na geladeira.
      Mas pode ser que você esteja assando ou deixando no forno mais do que o necessário.

    1. Oi Ana Claudia!
      O leite tem mais gordura então uma massa feita com ele tende a ser mais úmida e firme, porém, só ele não é suficiente para mudar tanto assim a textura de um pão.
      O que fica melhor depende do resultado que você espera. Se quer um pão mais cascudo por fora, água e menos gordura (manteiga, óleo, etc.) é a melhor opção.
      Se quer um pão bem fofo e com uma casca mais fina, o leite e mais gordura é melhor.
      Espero ter ajudado!

    1. Paula, é difícil dizer pois não conheço a receita.
      Se o problema for o fermento, uma forma de salvar seria colocar no microondas de 30 em 30 segundos e observar se a massa cresce. Se ela crescer, depois é só modelar e assar.
      Mas como disse, é difícil dizer sem conhecer a receita.

      1. Entendi. Mas pelo que me parece, apesar de ser leiga neste assunto, provavelmente eu errei na receita, acho q coloquei farinha demais e leite de menos.
        Será q se eu acrescentar leite morno, mesmo depois da massa está pronta, que é o meu caso, será q tem possibilidade de salvar, ou não é possível acrescentar mais nada? Pois ela está pronta desde ontem.
        A receita é de pão de cebola.

        1. Paula, nunca fiz este pão, por isso não posso te dar certeza.
          Mas eu tentaria acrescentar mais um pouco de fermento (no máximo metade do que pede a receita original) e leite.
          Depois me conte o resultado.

    1. Seguindo as quantidades da receita que estiver fazendo, é só misturar o líquido (leite ou água), o açúcar e o fermento e deixar descansar por 10 minutos. Se borbulhar está bom.
      Em todas as receitas de pão aqui do blog eu descrevo este passo.

  5. Olá, gostaria que me informasse o que precisa ser feito para que o pão fique bem airado ou arejado ou esponjoso, com aqueles vários furos no miolo depois de assado.De todas as receitas que fazemos aqui em casa,nenhuma fica assim.No sul do país, a maioria dos pães, alguns alemães ,de batata ou mandioca, ficam úmidos e bem arejados.Desde já agradeço a atenção e
    parabéns pelo site.

  6. Preciso muuuito da ajuda. Estou com uma receita de um pão judaico chamado chalá, mas não estou conseguindo chegar no ponto. Ja fiz algumas tentativas e não o que acontece.
    Por favor, me responda no email um ok que explico a situação e vou agradecer muito. Tenho jantar de ano novo judaico no domingo e gostaria muito de levar um pão bem feito.

      1. então, independentemente de vc conhecer o pão, sua opinião ia ser importante.
        https://www.youtube.com/watch?v=sjmILw86U34
        essa é a receita.
        Segui direitinho, até pq é super fácil, mas na primeira tentativa, ficou meio “solada”, não assou direito por dentro.
        Na segunda vez, deixei 40min na água morna,descansando e 1hrs fora, só dentro o plastico, melhorou um pouco, até cresceu mais no forno, mas ainda assim, não ficou fofinho.
        Sera que devo deixar descansar mais?
        Sera que devo sovar?

        1. Ingrid, é muito difícil dizer o que aconteceu de errado, são muitas variáveis…
          O fermento pode não ter sido ativado completamente, o tempo de descanso pode ter sido pequeno, o tempo e temperatura de forno podem não ter sido suficientes, por conta da umidade talvez precisasse de mais farinha, enfim…
          Independente do tempo que deixou descansar, o mais importante é que a massa cresça bem. Isso indica que seu fermento está bom e bem ativo e seu pão ficará macio.
          Quanto a solar, pode ter relação com o seu forno, a temperatura e até uma eventual corrente de ar frio que passe por ele. Uma dica é não abrir o forno nos primeiros 20 a 30 minutos que o pão estiver assando.
          Não creio que sovar mais ajudará, mas tente deixar mais tempo descansando para que a massa cresça bastante e observe se ela não está com pouca farinha.

          1. olá, Wesley…………fiz outras tentativas e consegui chegar no ponto certo. obrigada. A chalá ficou linda e saborosa.

        2. Boa noite Ingrid!
          Pior q estou com esse problema pra deixar a chala no ponto certo. Gostaria de sabe como vc fez? Se vc passa pra mim vou fica agradecida!

          Desde ja agradeço

          1. Ingrid, muito obrigada!
            Vc tem facebook ou whats?
            Pq tenho algumas dúvidas sobre o judaísmo!
            Se vc pode me ajuda, vou fica agradecida ☺

            Manu

  7. Ola,

    Sempre que faço pao, tanto com fermento fresco quanto seco, pao cresce e depois murcha todo e fica o gosto do fermento…Por que sera isso acontece? Ja tentei varias vezes e sempre fica gosto do fermento no pao.

  8. Boa noite. A um bom tempo venho fazendo pães para consumo próprio e sempre fica um pão bonito e gostoso. Então resolvi investir em pães caseiro para vendas. Comprei até um forno industrial.. Mais Tem dias que os pães não sai tão bonito o gosto fica bom, mais o formato não fica do jeito que eu gostaria que ficasse..
    Os pães fica torto e as vezes racham e .. e coloco tudo em uma balança para dividir tudo do mesmo tamanho e sempre um cresça mais que outro. E quantos pães daria para fazer com 1kg de trigo? Favor se possível responder . Obrigado.
    ATT: João

  9. Parte1_Para pão francês:
    Se não tiver uma câmara climática, após moldar os pães, deixe-os crescer por duas horas cobertos com um pano umedecido.
    Após este tempo faça cortes ao longo e leve ao forno.
    Ao pré aquecer o forno coloque um tabuleiro vazio e um com água para criar vapor, retirá-lo após 15 minutos de ter colocado o pão para assar . No tabuleiro vazio jogue um copo de água bem gelada no momento em que colocar o tabuleiro no forno e fechar a porta para o vapor criado não escapar. Você pode experimentar borrifar fina camada água nos pães só para umedecer quando coloca-los para assar. – jarr.

  10. Ola wesley boa noite estou fazendo pão caseiro pra vender e comprei a masseira de 5 kilos mais não consegui uma pão de qualidade nela vc poderia me dar algumas dicas

  11. boa noite wesley
    sou padeiro faço paes caseiros
    e queria uma dica sua pra mudar o gosto pao
    pra uma massa de quilos eu uso;
    2k açucar,160g sal,10ovos,3 copos de oleo,leite margarina canela etc
    eu queria saber se existe uma essencia ou algo parecido para mudar o sabor

      1. Boa tarde. A um bom tempo venho fazendo pães para consumo próprio e sempre fica um pão bonito e gostoso. Então resolvi investir em pães caseiro para vendas. Comprei até um forno industrial.. Mais Tem dias que os pães não sai tão bonito o gosto fica bom, mais o formato não fica do jeito que eu gostaria que ficasse..
        Os pães fica torto e as vezes racham e .. e coloco tudo em uma balança para dividir tudo do mesmo tamanho e sempre um cresça mais que outro. E quantos pães daria para fazer com 1kg de trigo? Favor se possível responder . Obrigado.
        ATT: João

        1. João, infelizmente não te como te responder pois existem muitas variáveis.
          Cada receita e produto reage de uma maneira, há coisas que só testando conseguimos descobrir.
          Desculpe se essa não era a resposta que esperava, mas realmente está fora do meu alcance.

    1. Erlem, em geral se usa trigo sem fermento, já que a maioria das receitas leva fermento biológico.
      Verifique se não está aquecendo demais o líquido e matando o fermento, pode ser por isso que seu pão não está crescendo.

  12. olá,meus parabéns caseiro fica com uma casca muito grossa ressecadas principalmente em baixo, dá tudo certo mais as casca sempre acaba com meu paes, o que faço?

      1. DONA SÔNIA, por gentileza,meu e-mail :[email protected]

  13. OI. EU FAÇO BOLOS CASEIROS E PÃO…APRENDI UMA RECEITA DE PÃO DE LIQUIDIFICADOR…FICA UMA DELICIA. MAS ALGUNS DIAS NOTEI QUE DEPOIS QUE TIREI O PÃO DO FORNO, ELE MURCHOU….POR QUE SERÁ?

  14. Boa tarde!
    Eu estou fazendo uns salgados assados , tipo enroladinho de queijo com presunto , mas quando estão assando ficam bonitos , mas logo q esfriam ficam enrugados por cima .
    o q devo fazer para a isso não aconteça?

    1. Oi Alex,
      Não é necessário sovar mais, porém, ao modelar os pães a massa perde volume, por isso, depois de modelar os pãoes deixe-os crescer novamente por pelo menos 30 minutos e então leve para assar conforme instruções da receita que estiver fazendo.
      Abs.
      Wesley

  15. Olá, estou com dificuldafe nos pães integrais eles crescem um pouco na forma e começam a rachar, quando ponho no forno crescem muito pouco, eu ponho linhaça .aveia também. Ou eu devo sovar mais a massa com as mãos antes de passar no cilindro

  16. nosso pao fica igual uma bolacha nao cresce , ja cansei de perder ingredientes e nao acertei ainda , ja comprei varias marcas de farinha , o formento em varios lugares e ate hoje nao consegui faser um pao descente e bonito quero muito aprender ?

  17. Boa tarde gostaria de saber porque a massa do pão que faço fica parecendo uma perna com celulite pão mostro .
    A massa fica macia e cresce bem ,porém quando cresce fica parecendo uma perna com celulite . Começa abrir me ajudem

  18. O meu pão caseiro ficou uma delicia cresce bem rapidinho o meu uma dica que funcionou comigo foi colocar a massa dentro do carro e fechar os vidros para não entrar nenhum tipo de ventilação nele, Obs:fica um cheiro desagradavel depois mais é so retirar a massa e abrir os vidros que ja resolve :) rs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *