Receita de massa de pizza – brócolis com alho

Em julho foi dia da pizza e só então me dei conta que não tenho nenhuma receita de massa de pizza, meu prato favorito aqui no blog. Aí não pode!

Esta receita de massa de pizza é daquelas bem boas e básicas, que fica com gosto de pizza e não aquelas que parece que você está comendo pão com cobertura, sabe?!

Para mostrar tudo direitinho, fiz um post do jeito que vocês gostam: bem detalhado e contando todos os truques para que vocês façam e acertem ai na casa de vocês. Então atenção aos detalhes e qualquer dúvida, me perguntem lá embaixo nos comentários que eu respondo!

As quantidades dos ingredientes para a massa rendem cerca de 4 pizzas medias, mas isso depende um pouco da espessura que você fizer.
Além da receita de massa de pizza, estou deixando uma sugestão de recheio, mas vocês fazem do que preferir! As quantidades do recheio de brócolis que fiz foram suficientes para 2 pizzas.

Receita de massa de pizza – Pizza de brócolis com alho

INGREDIENTES
Massa
• 1 xícara de água morna (240ml)
• 1 colher (chá) de açúcar
• 30g de fermento biológico (ou 10g de fermento biológico seco, que equivale a 1 colher de sopa)
• Cerca de 500g de farinha de trigo
• 1/2 xícara de óleo
• 1 colher (chá) de sal

Cobertura
• 1/2 lata de molho de tomate (se preferir fazer o molho, tenho uma receita ótima aqui)
• 300g de brócolis
• 4 dentes de alho picadinhos
• 400g de muçarela
• 1 colher (sopa) de azeite
• Sal a gosto

Receita de massa de pizza

MODO DE PREPARO
Massa
Comece sua receita de massa de pizza misturando o fermento, o açúcar e água em um recipiente não muito grande (a água deve estar morna para fria e não poder passar dos 40ºC senão ela mata o fermento e sua massa não cresce).
Deixe descansar por cerca de 30 minutos ou até que a mistura comece a espumar e cresça (deste modo você tem certeza que ativou o fermento corretamente e não desperdiça ingredientes caso de algum problema).
Em outro recipiente maior disponha metade da farinha e abra um “vulcão” no meio. Neste buraco acrescente o fermento ativado e o óleo. Nas laterais sobre a farinha coloque o sal (o sal também pode matar o fermento, por isso é bom evitar que eles tenham contato direto).
Misture tudo com um garfo até que obtenha uma consistência possível de manipular.
Em uma superfície limpa e seca salpique um pouco de farinha e transfira a massa.
Vá acrescentando a farinha de trigo aos poucos e misturando até que a massa desgrude das mãos, mas permaneça macia (nem sempre é necessário adicionar toda a quantidade de farinha, isso pode variar de acordo com a umidade do local e tipo de farinha utilizada).
Continue sovando por cerca de 15 minutos ou até que sua massa esteja bem elástica e lisa (o ponto certo é quando apertando a massa com o dedo ela volta naturalmente).
Faça uma bola com a massa, coloque em um recipiente e passe uma camada de azeite na superfície. Vede o recipiente com filme PVC e deixe a massa descansando em um local sem corrente de ar por 1 hora ou até que dobre de tamanho.
Depois de crescida, divida a massa de acordo com a quantidade de pizzas que quer fazer e abra os discos com as mãos, com um rolo ou garrafa (não se preocupe em abrir perfeitamente, o sabor importa mais do que a forma).
Disponha o disco de pizza em uma forma untada com óleo e pincele a parte de cima com azeite (se não tiver pincel, use uma colher ou as mãos para espalhar o azeite).
Leve ao forno a 200ºC por 15 minutos para pré-assar (estará no ponto quando você tocar o disco de pizza e perceber que ele está “durinho”).
Retire do forno e siga para a montagem.

Cobertura
Coloque 2 litros de água em uma panela funda com 1 colher de sopa de sal.
Quando a água ferver coloque o brócolis e deixe cozinhar por exatos 3 minutos.
Em seguida escorra o vegetal da água fervente e coloque-os em outra tigela com água gelada e conte mais 30 segundos.
Escorra a água e reserve (este processo chama-se branqueamento, deste modo, você cozinha o legume al dent e ele não perde sua cor e vigor, como a pizza ainda vai ao forno, o brócolis cozinha mais um pouquinho lá e fica no ponto perfeito).

Em uma frigideira coloque o azeite e deixe aquecer levemente.
Junte o alho e deixe fritar até que estejam dourados (cuidado para que não fique muito escuro, pois mesmo depois de desligar a panela o alho continua fritando e pode passar do ponto. E alho queimado fica amargo).
Disponha o alho já frito em um papel toalha e deixe absorver a gordura.
Reserve.

Montagem
Depois de já ter feito a receita de massa de pizza e com o disco de pizza já aberto e pré-assado, espalhe molho de tomate em toda sua superfície deixando um curto espaço nas bordas para que elas fiquem crocantes.
Coloque agora uma camada de muçarela e em seguida o brócolis.
Finalize com o alho torrado e parmesão ralado.
Leve ao forno a 200ºC por cerca de 15 minutos ou até que o queijo tenha derretido e o fundo da pizza esteja corado.
Sirva e se delicie!

Receita de massa de pizza

Receita de massa de pizza

3 thoughts on “Receita de massa de pizza – brócolis com alho

  1. Olá Wesley,

    Apenas para comentar que seu site é super bem organizado, claro e bem detalhado.
    Parabéns pela escolha do layout e das receitas, que parecem super faceis e com ingredientes que usamos normalmente.

    abs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *