Molho de gorgonzola fácil e versátil

Este molho de gorgonzola é daquelas coisas gostosas que vai bem para incrementar e sofisticar qualquer comida. De um filé grelhado à uma massa básica, este molho deixa tudo especial.

Eu fiz este molho de gorgonzola dosando o queijo ao meu paladar e tentando não deixá-lo forte ou enjoativo, mas se você quiser, pode adicionar mais (ou menos) gorgonzola ao seu gosto.

Aqui em casa eu fiz para compor um fusilli com pinoli e rúcula (receita amanhã), mas como eu disse, este molho é super versátil e vai bem com carnes e outras coisas que sua criatividade mandar! Sem dizer que é super fácil de fazer, só misturar tudo e levar ao fogo. Olha só!

Molho de gorgonzola

Molho de gorgonzola

INGREDIENTES
• 1 caixinha de creme de leite
• 2 caixinhas de leite (use a embalagem do creme de leite como medida)
• 150g de gorgonzola
• 2 colheres (sopa) de parmesão ralado
• Sal e pimenta do reino a gosto (o meu precisou de pouquíssimo sal)

MODO DE PREPARO
Corte a gorgonzola em pedaços pequenos (ela se esfarela ao cortar) e coloque-a em uma panela junto aos outros ingredientes.
Leve ao fogo e mexa sempre.
Quando começar a ferver, abaixe a chama do fogo e mexa bem até que todo o queijo tenha derretido e o molho fico liso e homogêneo.
Sirva imediatamente.

Este molho tende a engrossar depois que vai esfriando, por isso, sugiro fazer e servir imediatamente, se demorar a servir ou sobrar uma parte, você pode adicionar mais um pouco de leite para resgatar a textura original.

Outra “dica” que dou é comprar uma gorgonzola de qualidade, porque este tipo de queijo já tem o sabor bem forte e salgado e as marcas mais baratas, em geral, são ainda mais salgadas e acabam sendo enjoativas. Queijo é o tipo de coisa que não vale a pena economizar.

4 thoughts on “Molho de gorgonzola fácil e versátil

  1. Oi, Wesley. Encontrei tua receita e fiz. Acabei de fazer. Joguei sobre a massa. Uau. A textura e o sabor, sensacionais!
    “Queijo é o tipo de coisa que não vale a pena economizar.”
    Isso merece o nosso mais completo Respeito.
    Pintura, Escultura, Fotografia e QUEIJO são formas de Arte na Humanidade! :D

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *