Fava de baunilha, saiba mais

Outro dia passei pela zona cerealista no centro de São Paulo para repor meu estoque de farinhas e cereais e não resisti, comprei fava de baunilha. As duas que comprei saíram por R$ 15, uma bagatela se considerar os preços que já vi na internet e em alguns empórios.

Minha primeira impressão sobre a fava de baunilha foi seu cheiro. Um aroma adocicado e forte, bem parecido com o cheiro da essência, só que menos enjoativo e sem aquele “fim” de remédio que a essência tem.
As favas vieram em um saco plástico e só de pegar na mão para guardar na sacola, o cheiro grudou na minha mão.

Fava de baunilha

Chegando em casa, coloquei dentro de uma lata vedada e armazenei em um local seco e escuro, como a moça da loja me orientou a fazer e depois confirmei na internet. Na hora de usar, uns dois dias depois, aquele cheiro ótimo estava todo lá.

Abri a fava de baunilha com facilidade e retirei as sementes internas para fazer um chantili para um pavê (receita aqui). Quando terminei de bater o creme, ele estava cheio de pontinhos pretos super charmosos. Quando provei o chantili, me dei conta de que todo o esforço para encontrar a fava e seu preço valeram a pena. Nada contra a essência, mas a fava é incomparável!
O sabor da essência é bem fiel, mas a fava não tem aquele sabor artificial de xarope, o que a deixa muito mais autêntica e suave.

Fava de baunilha

Fava de baunilha

A baunilha é uma espécie de vagem que vem de um tipo de orquídea do gênero Vanilla. Precedida pelo açafrão, a baunilha está entre as especiarias mais caras do mundo por conta das etapas e complexidade de seu cultivo. Mas cada centavo pago vale a pena pelo seu sabor delicado e único.

Depois que retirei as sementes, utilizei a fava na preparação de um creme de confeiteiro e depois descartei. A outra, vou utilizar para fazer crème brulée (receita aqui!) e depois vou colocá-la em um recipiente com açúcar refinado para fazer açúcar baunilhado, mas a próxima vez que eu comprar baunilha, não vou deixar de fazer o extrato e assim, abandonar de vez o uso da essência.

Então, se você fizer uma receita com baunilha e tiver acesso a fava, de preferência a ela, sua receita vai ficar especial!

One thought on “Fava de baunilha, saiba mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *