Diferença entre chocolate em pó, cacau em pó e achocolatado

Sempre que faço alguma receita que leva chocolate alguém acaba perguntando se pode substituir por achocolatado, por isso resolvi contar para vocês a diferença entre chocolate em pó, cacau em pó e achocolatado.

Diferença entre chocolate em pó, cacau em pó e achocolatado

Para começar, quero responder que quase sempre você pode substituir o cacau em pó ou chocolate em pó por achocolatado, salvo algumas exceções, em que sinalizo na própria receita, trocar um destes ingredientes pelo outro não vai alterar a estrutura do prato, mas você precisa ter em mente que o sabor sofrerá alterações.

Para entender melhor precisamos olhar para a composição básica de cada um destes ingredientes:

• Cacau em pó: 100% cacau e não contém açúcar
• Chocolate em pó: 30 a 50% de cacau + açúcares e aromatizantes
• Achocolatado: tem cerca de 20% de chocolate + açúcar, aromatizantes e conservantes

Lembrando que os números acima são referências e cada marca trabalha a seu modo, por isso é sempre bom verificar a embalagem ou perguntar ao vendedor a porcentagem de cacau daquele produto.

Com os números na mão, já dá para entender que ao usar cacau em pó é necessário adoçar um pouco mais sua receita, por outro lado, controla-se melhor a quantidade de açúcar e o sabor, que fica mais marcante e autêntico. Para quem não é acostumado com chocolates amargos, pode até estranhar.

Ao usar achocolatado, em um bolo por exemplo, é melhor reduzir a quantidade de açúcar da receita para que não fique doce demais. Não recomendo aumentar a quantidade do produto, pois seria muito açúcar. Se quer mesmo dar mais sabor de chocolate à receita, é melhor usar chocolate em pó ou cacau em pó.

Eu costumo dizer que um bolo de chocolate feito com cacau tem um sabor mais adulto e maduro, enquanto um feito com chocolate em pó agrada mais o paladar das crianças, que em geral, adoram açúcar, com achocolatado eu só admito em emergências máximas (rs).

Onde comprar:
O cacau em pó é o mais difícil de encontrar, mas hoje em dia já existe de marcas conhecidas em redes de super e hipermercados, senão, em casas com produtos para confeitaria ou de produtos naturais – onde você também pode encontrar a alfarroba, uma opção ao cacau, outro dia falo mais sobre ela – na zona cerealista de São Paulo tem com preços bem atrativos.

Armazenagem
Os três devem ser mantidos em recipiente fechados em local seco e fresco. Não há necessidade de colocar na geladeira.

Espero que este texto tenha ajudado a entender melhor este pequeno universo e se tiver mais alguma dúvida, deixa aqui nos comentários que eu repondo!

Diferença entre chocolate em pó, cacau em pó e achocolatado

Aqui tem algumas receitas com chocolate para quem ficou com vontade!

23 thoughts on “Diferença entre chocolate em pó, cacau em pó e achocolatado

    1. Oi Igor, isso não é regra, varia de acordo com cada marca. E pelo que pesquisei, não há exatamente leite na composição, mas pode haver derivados de leite.
      De qualquer modo, o melhor é sempre analisar a embalagem e a lista de ingredientes de cada produto.

  1. Gostaria de saber a faixa de preço. Costuma ser muito caro? Tem algum lugar que seja mais barato q outro? Tipo no mercado ser mais barato que no armazém, saberia dizer?

  2. muuuuuuuuuuuiiito obrigado , uma bela explicação para todos …..com essa vc matou todas as minha dúvidas pois esse papo de chocolates é confuso e agora já sei onde pisar te agradeço de coração e peço permissão de publicar e na íntegra em meus grupos de doces , recheios , bolos que tenho no Facebook e sei que através de sua explicação e orientação , todos tbm como eu , mataremos essa dúvida…..obrigado e fique na paz do Senhor JESUS .

    1. Sergio, peço que não replique o conteúdo copiando e colando em outros lugares.
      Se quer utilizar e repassar a informação, peço, por favor, que divulgue o link de meu site com o material.
      Conto com sua compreensão.

  3. Substitui numa receita de brownie a mesma quantidade de chocolate em pó por cacau. O cacau é muito mais “denso” e não consegui concluir. Virou uma massa dura que não diluiu por nada. A receita dizia: 200g de chocolate ou cacau. Tem alguma dica pra diluir o cacau? O brownie não leva nenhum líquido, não tinha como “dissolver”. Fiquei bem triste e desperdicei os ingredientes.

    1. Owwn… infelizmente essa questão de seguir a receita é uma frase feita semelhante a: “procure seu médico”, sabemos que é apenas nosso risco e a responsabilidade por qualquer resultado desfavoravel, por sorte podemos acertar ou perder tudo, eu testei , reduzir a receita para diminuir as perdas, daí experimentei 50% de cacau misturado a 50% de açucar, processados e peneirados juntos, ficou muito densa também, mas não estragou, brincamos de comer assim mesmo. Então na urgencia é melhor usar o chocolate de teor já conhecido. Espero ter ajudado.

      1. Maria, não é frase feita, é a verdade! Se a resposta honesta não agrada, aí já não posso fazer nada…

        Não tem como dar parecer e dica de substituição de uma receita que eu não conheço e não testei, logo, o melhor que da pra fazer é indicar que a pessoa siga a receita ou procure outra que utilize os ingredientes que ela tem casa. E caso insista em fazer a substituição, é por sua conta e risco.

  4. Wesley, muito obrigada pela explicação ajudou muito, só que tenho uma dúvida: na minha receita diz que tenho que colocar uma xícara de chocolate em pó, no meu caso uso 50%, mas gostaria de sentir um gostinho a mais de chocolate (coisa que com o chocolate 50% não sinto), e me veio a dúvida se uso a mesma quantidade de cacau em pó 100%, será que fica amargo?

    1. Oi Camila, obrigado!
      Neste caso, pode colocar pouco mais da metade da quantidade de cacau em pó, por exemplo, se a receita pede 1 xícara de chocolate em pó, eu colocaria 1/2 xícara de cacau + 2 colheres de sopa.

  5. Oi! Comprei um cacau em pó embalado pela própria empresa revendedora, não há especificação de marca nem nada. Sinto uma textura muito ruim de areia nos bolos e sobremesas que eu faço. Sabe me dizer se é má qualidade do cacau ou é normal? Obrigada!

  6. hoje existe grande facildade de se encontrar cacau em pó ,naCantareira ,alí encontramos e é muito barato ,inclusive existe uma forma de usar o mesmo ,com iogurte desnatado ,onde ajuda até na pressão arterial

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *