Como fazer feijoada

Eu vejo muita gente com dúvidas, por isso resolvi fazer este post ensinando como fazer feijoada. Na minha versão não uso carnes como rabo de porco, orelha, pé, etc. Mas o fato é que em sabor, não se perder nada e para quem não se encoraja em comer pé de porco, como eu, fica tudo melhor e mais gostoso de se comer com os olhos.

Para manter o prato equilibrado, eu uso a proporção de 1 parte de feijão para 3 de carnes, ou seja, a cada 500g de feijão eu coloco 1,5kg de carnes variadas, dando preferência para as linguicas e costelinha de porco que são as mais apreciadas aqui em casa.

A feijoada em si não é difícil de fazer, mas um pouco trabalhosa e para quem não está habituado, pode rolar uma confusão na cozinha. Por isso sugiro preparar e picar tudo que você precisará antes de começar a colocar as coisas no fogo.

Como não coloco pimenta na feijoada, faço um molho super picante e sirvo a parte, mas se quiser, a “receita” também está aqui embaixo,

Essas quantidades servem bem 6 pessoas, se vai fazer para mais gente é só aumentar as quantidades proporcionalmente. Agora chega de falar e vem comigo aprender como fazer feijoada!

Como fazer feijoada

Como fazer feijoada

INGREDIENTES
• 500g de feijão preto
• 2 folhas de louro
• 1 cebola bem picada
• 4 dentes de alho (eu coloco 6 porque adoro, mas dizem por aí que feijoada não deve levar muitos temperos, a decisão é sua)
• 300g de costelinha de porco
• 300g de carne seca cortada em cubos (quando não acho uma carne seca bonita, troco por um pedaço de pernil salgado)
• 300g de paio cortado em rodelas
• 500g de linguiça calabresa cortada em rodelas
• 100g de bacon picado em pedaços pequenos
• Sal a gosto (é bem provável que nem precise)
• Pimenta dedo de moça ou calabresa a gosto (eu não coloco na feijoada pois faço o molho abaixo)

Molho de pimenta
1/2 tomate bem picado
1/2 cebola bem picada
2 conchas de caldo do feijão com alguns grãos
Pimenta de sua preferência a gosto (daquelas líquidas em conserva, pode ser molho de pimenta)
1/2 colher (sopa) de salsinha

MODO DE PREPARO
Um dia antes do preparo coloque as carnes salgadas em um recipiente com água e vá trocando esta água mais ou menos 6 a 8 vezes durante o dia.
Já no dia do preparo jogue a água das carnes salgadas fora e coloque-as em uma panela com água limpa até cobrir tudo.
Leve ao fogo e deixe ferver em fogo baixo por 5 minutos.
Em seguida escorra a água e lave as carnes com água limpa.
Disponha o feijão, o louro, as carnes dessalgadas, o paio e a calabresa na panela de pressão e cozinhe por 15 minutos depois que a panela começar a chiar (eu não coloco a calabresa na pressão pois prefiro fritá-la com o bacon para que fique mais crocante, você decide como prefere).
Enquanto isso, em outra panela frite o bacon até que ele fique bem crocante e solte bastante gordura.
Em seguida junte a cebola, depois o alho e refogue até que estejam dourados.
Depois que der o tempo da panela de pressão junte tudo em uma mesma panela e deixe ferver em fogo baixo até que o caldo engrosse levemente e os sabores fiquem apurados (cerca de 15 minutos).

Molho de pimenta
Assim que tiver retirado a pressão da panela separe duas conchas do caldo que ainda estará mais ralo.
Junte os demais ingredientes e misture.
Deixe apurar até o momento de servir a feijoada.

Como fazer feijoada

Se ainda restar alguma dúvida de como fazer feijoada, deixa aqui nos comentários!

10 thoughts on “Como fazer feijoada

  1. Bom dia.

    Preciso fazer uma maionese para 80 pessoas, poderia, por gentileza, me passar quantos quilos devo fazer? Ou uma super receita para este tanto de gente. Grata
    Ana

  2. Eu adorei essa receita porque é a receita que estava precisando, versão mais leve de feijoada. Eu particularmente gosto da versão mais pesada, mas vou receber convidados que gostam desta mais leve e não estava achando nada na internet. Obrigada Wesley !!!

    1. A minha mãe sempre a versão mais pesada e eu adoro o sabor que fica no feijão, mas no fim das contas não como as outras carnes e por isso prefiro essa versão mais leve.
      Fico feliz que tenha gostado da receita e que eu tenha ajudado!

  3. Gosto da versão mais pesada mesmo, com tudo. A minha dúvida é no tempo do cozimento das carnes. Na última vez que fiz desmanchou um pouco as carnes. Pode me explicar melhor? Obrigada

  4. Muito boa a explicação! Estou a um bom tempo procurando um modo de preparo que eu entenda claramente como fazer, pois nunca fiz, e enfim achei! Agora mãos a obra!!! Obrigada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *