Como fazer chantilly com creme de leite

Eu sempre faço receitas que levam chantilly, mas só agora me toquei que nunca mostrei aqui no blog como fazer chantilly. Por isso fiz este post especialmente para isso! Ficou curtinho porque na verdade fazer chantilly não tem muito segredo, é só cuidar para não bater demais e perder o ponto.

E claro que você sempre pode usar aqueles preparados já prontos (tipo “bate chantilly”), mas a verdade é que este aqui você saboriza como quiser e fica bem mais leve e gostoso. E acompanha bem praticamente todos os tipos de doces e até frutas (morangos com chantilly).

Como fazer chantilly

INGREDIENTES
• 500g de creme de leite fresco (dizem que também dá certo com creme de leite de lata sem soro mas eu nunca testei)
• 1 fava de baunilha (ou 1 colher de chá de essência de baunilha)
• 2 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro (você pode colocar mais se prefere um chantilly mais doce, eu prefiro mais suave)

MODO DE PREPARO
Mantenha o creme de leite na geladeira por pelo menos 2 horas antes do preparo.
Em uma batedeira (ou com um fouet se você tiver muque), disponha todos os ingredientes e comece batendo na velocidade baixa e vá aumentando aos poucos.
Bata até que o creme ganhe volume e consistência (5 a 10 minutos).
Logo que perceber que o creme de leite virou chantilly, pare de bater imediatamente, pois se continuar o soro se separa da gordura e seu chantilly vira manteiga.
Utilize-o como preferir e mantenha-o na geladeira.

Para fazer chatilly de chocolate, você pode substituir a baunilha por 2 colheres (sopa) de chocolate em pó.

Como fazer chantilly
Como fazer chantilly

ATUALIZAÇÃO

Para quem quer ver o preparo, vou deixar dois vídeo aqui embaixo, no primeiro eu ensino como fazer Chantininho, o famoso chantilly de leite em pó e no outro, um gelado de morango com chantilly em que ensino o preparo da versão clássica!

Aproveita que agora você já sabe como fazer chantilly e dá uma olhada nestas duas receitas que levam esta delícia em seus ingredientes:

Bolo de limão com cobertura de mousse e chantilly
Pavê de chocolate com creme

36 thoughts on “Como fazer chantilly com creme de leite

  1. Olá Estou em busca de uma receita fácil que possa fazer para vender.Poderia me dar algumas sugestões..Adorei sua receitas de chantilly..obrigado.

  2. oi! Eu não gosto de café, na verdade mas me bateu uma vontade de tomar café cremoso, e eu não tenho chantilly em casa agora, mas tenho creme de leite e não sabia que dava pra fazer!! E vim parar aqui rsrsrsrs obrigada pela dica! ;)

  3. Ele não fica exatamente lizinho ne
    Toda vez que faço ele fica meio que com cara de começando a talhas
    E não tem um ponto muito firme,
    Se não tiver extremamente gelado nem da ponto de bico, chega escorrer na decoração

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *