Como fazer brigadeiro

Brasileiro já nasce sabendo como fazer brigadeiro, é o tipo de prática e receita que está no DNA. Mas resolvi escrever este post, para contar alguns truques e listar alguns pontos que a gente acaba esquecendo com o tempo e mostrar para vocês como fazer um brigadeiro simples, mas ainda mais saboroso.

Não, esta não é uma receita de brigadeiro gourmet, é o brigadeiro simples, queridinho da nação, mas com algumas dicas que o deixarão ainda melhor, então, se você já sabe como fazer brigadeiro, pode pular logo para a parte de observações da receita.

Como fazer brigadeiro

Como fazer brigadeiro

INGREDIENTES
• 1 lata de leite condensado (395g)
• 2 colheres (sopa) de cacau em pó
• 1 colher (sopa) de manteiga
• 1 pitada de sal
• Confeitos de sua preferência

MODO DE PREPARO
Em uma panela disponha o leite condensado, o cacau em pó, a manteiga e o sal.
Leve a fogo médio mexendo sempre até que a mistura ganhe consistência e desgrude do fundo da panela.
Transfira para um prato limpo e seco e deixe esfriar.
Depois de pronto frio, leve à geladeira por pelo menos 1 hora.
Depois é só enrolar com as mãos umedecidas com água ou com um pouco e manteiga e passar pelos confeitos de sua preferência.

Observações:
– Para um brigadeiro menos enjoativo e com sabor de chocolate mais acentuado, use cacau em pó (100%) ou chocolate em pó (procure um com ao menos 70% de cacau).
– Para um brigadeiro mais cremoso, logo que desgrudar da panela, cozinhe por um minuto e desligue o fogo. Assim o doce não fica tão caramelizado e elástico e dispensa o uso de creme de leite para ajustar a textura. Maaassss
– Se necessário, use creme de leite para deixar o brigadeiro menos elástico e mais macio. Adicione creme de leite sem soro aos poucos e misture até o ponto que preferir.
– Use chocolate granulado ou confeitos de qualidade. Não adianta nada usar cacau e seguir todos os passos para encher seu brigadeiro com um granulado ruim no final
– Para enrolar sem grudar, basta umedecer as mãos levemente.

20161114_171003

Veja aqui outras opções de docinhos para festas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *