Como escolher vegetais

Eu percebi que bastante gente tem dúvidas em como escolher vegetais frescos, por isso resolvi montar este breve guia com algumas dicas para que todos consigam escolher os vegetais mais frescos e/ou maduros.

A lista está em ordem alfabética e as informações são baseadas no meu próprio conhecimento que adquiri com o tempo através da minha mãe, livros, internet e algumas quebrando a cara comprando vegetais e legumes verdes ou maduros demais. Faz parte!

Uma regra geral de como escolher vegetais é sempre buscar pelas unidades de melhor aparência e sem machucados, que estejam brilhosos e com aroma fresco. Agora vamos à lista!

Como escolher vegetais

Como escolher vegetais

Abóbora: escolha as mais firmes, sem machucados ou partes murchas.

Abobrinha: procure pelos vegetais mais firmes e sem machucados, com a casca verde vibrante (nem muito claro ou escuro).

Alho: na hora de escolher retire a casca externa e veja se não há nenhum dente murcho, manchado ou machucado. Opte pelos mais lisos e de coloração uniforme.

Alho-poró: opte pelo que tenha as folhas das pontas mais verdes e com uma fina película brilhante. Procure também por um aroma bem fresco e levemente picante.

Batata: busque pelas unidades mais firmes e com casca mais lisa, uniforme, sem manchas.

Berinjela: escolha as com casca mais escura e brilhante, firmes e gordinhas.

Brócolis: fuja dos brócolis manchados e amarelados, que em geral mostram que o vegetal já está passado. Opte pelos verdes escuros e uniformes (as vezes pode estar opaco, mas depois de branqueados ficam mais vivos), com talos firmes.

Couve manteiga: opte pela que tiver as folhas mais verdes e sem machucados. Quanto mais opaca e amarela, menos fresca está o vegetal.

Mandioca: procure comprar mandiocas que estejam com a polpa exposta, assim você consegue verificar se com a coloração está uniforme (sendo branca ou amarelada) e levemente úmida ao toque. A casca deve estar se soltando sem dificuldade.

Milho verde: procure pelas espigas com casca bem verde, grãos firmes, grandes e suculentos. A coloração pode variar, por isso, busque aqueles com a coloração mais uniforme.

Pepino: procure por pepinos firmes de ponta a ponta, casca brilhante e pesados.

Repolho: prefira os mais fechados e pesados, com talo firme e claro. Sem manchas e machucados.

Tomate: para saladas prefira os mais firmes, de cor viva e sem machucados. Para molhos, pode-se usar os tomates mais maduros e macios, mas evite aqueles com machucados e partes amolecidas.

Se tiverem mais dicas ou souberem como escolher outros vegetais que não citei nesta lista, deixem aqui nos comentários que, assim vamos formando um post cheio de dicas e informações úteis.

Aproveita que você já sabe como escolher vegetais e vem ver essas receitas vegetarianas aqui!

One thought on “Como escolher vegetais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *