Brigadeiro de banana ou docinho de banana

Este brigadeiro de banana surgiu por acaso, eu estava fazendo um doce com umas bananas bem maduras que tinha em casa e quando o doce já estava quase pronto resolvi colocar uma lata de leite condensado e ver se chegava em uma consistência de brigadeiro e deu super certo!

Ficou com uma textura e um sabor ótimos. Até eu que não gosto muito de banana aprovei o docinho que ficou com um sabor mais leve se comparado ao doce de banana.

Eu ainda quero aprimorar esta receita e conforme fizer isto atualizo este post, mas só para dar uma ideia, da próxima vez pretendo não colocar açúcar e deixar a fruta caramelizar em seu próprio açúcar (não que tenha ficado doce demais, só acho que o leite condensado já adoçara o suficiente), daí colocarei o leite condensado e finalizarei a receita do mesmo jeito.

Só o nome que fiquei na dúvida, pois brigadeiro para mim tem chocolate, então deixo aberto para que chamem como preferir: docinho ou brigadeiro de banana!

Brigadeiro de banana

Brigadeiro de banana ou docinho de banana

INGREDIENTES
• 6 bananas nanicas bem maduras
• 1/2 rama de canela
• 1/2 xícara de açúcar
• Suco de 1/2 limão
• 1 lata de leite condensado

Para enrolar você pode usar granulado, coco ralado, castanhas, açúcar cristal ou açúcar e canela. Os que fizeram mais sucesso aqui em casa foram os de castanha e coco.

MODO DE PREPARO
Leve as bananas, o açúcar, a canela e o suco de limão para uma panela e deixe cozinhar em fogo médio para baixo por cerca de 15 minutos mexendo de vez em quando.
Quando o doce ganhar consistência e reduzir adicione o leite condensado e misture sem parar em fogo médio até que a mistura fique mais firme e desgrude do fundo da panela (cerca de 10 minutos).
Agora é só deixar esfriar e enrolar seu brigadeiro de banana (Se estiver grudando, basta molhar levemente a mão com água ou passar um pouco de manteiga).

Brigadeiro de banana

Brigadeiro de banana

Aqui tem mais receitas de doces e sobremesas. Vem ver!

2 thoughts on “Brigadeiro de banana ou docinho de banana

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *