Bolo integral de maçã com passas e especiarias

Eu já tenho aqui no blog uma receita de bolo integral de maçã bem gostoso (dá uma olhada aqui), só que bem mais simples do que este aqui, que mudei um pouco a receita, apresentação e incrementei com de passas e noz moscada.

O que já era bom ficou incrível! Inicialmente eu não ia usar farinha integral, mas como estou nesta fase tentando ser mais saudável, resolvi testar e ver no que dava e deu em um bolo integral de maçã gostoso e fofinho. Mas em todo caso, fica a dica: se você quiser fazer um bolo de maçã comum, é só trocar a farinha integral pela farinha de trigo comum que dá certo também e fica ótimo!

Agora vamos à receita!

Bolo integral de maçã

Bolo integral de maçã com passas e especiarias

INGREDIENTES
• 3 ovos
• 1 xícara (chá) de óleo
• 1/2 xícara (chá) de leite (se tiver alguém intolerante à lactose em casa e quiser retirar o leite deste receita, é só diminuir a quantidade de farinha para 2 e 1/2 xícaras)
• 3 maçãs
• 1 xícara (chá) de açúcar mascavo
• 1/2 xícara (chá) de açúcar demerara ou cristal
• 3 xícaras (chá) de farinha de trigo integral
• 1 colher (chá) de canela
• 1 colher (chá) de noz moscada
• 100g de uvas passas
• 1 colher (sopa) de fermento químico

MODO DE PREPARO
Em uma tigela peneire a farinha, a canela, a noz moscada e o fermento, misture e reserve.
Bata os ovos, o óleo, 1 maçã o leite e o açúcar mascavo e demerara no liquidificador até a mistura fique homogênea.
Coloque a mistura do liquidificador em uma tigela e acrescente os ingredientes secos as poucos misturando com um fouet (batedor de arame) ou colher de pau até que a massa fique homogênea.
Disponha a massa em uma forma untada e enfarinhada e por cima disponha as outras duas maçãs cortadas em filetes.
Finalize com um pouco de canela e açúcar demerara e leve ao forno a 180ºC por cerca de 40 minutos ou até que o bolo esteja assado (para ter certeza se o bolo está assado, fure-o com um palito, se sair limpo, está pronto!).

Bolo integral de maçã

30 thoughts on “Bolo integral de maçã com passas e especiarias

  1. Olá!
    Jurava que era uma site de uma senhora! Rsrsrsr
    Tb sou adepta do integral e adoro!
    Uso sua receita de base, e vou mesclando! Fica uma delícia! Em casa não dura naaaoooo!!! A gente vai comendo de pedacinho em pedacinho e quando vê já acabou !!!
    Parabéns pelo site!

  2. Oi! Sou adepta tb da farinha integral, adorando suas receitas! Porém uma duvida, posso utilizar 1xic 1/2 de açucar mascavo? Não sendo preciso usar o demerada?

  3. Estava procurando uma receita de bolo integral para o meu esposo achei está e eu tinha em casa todos os ingredientes, fiz e não me decepcionei a receita é maravilhosa ou melhor deliciosa meu marido amou.
    Obrigado por compartilhar essa delícia.

    1. Mônica, eu não congelaria este bolo. Por causa da farinha integral ele é mais seco do que um bolo comum, congelado pode ficar mais ainda.
      Se ainda assim quiser congelar, é só colocar em um recipiente fechado depois de pronto e congelar por até 30 dias.

  4. Muito Boa amei. Será Que vc poderia me passar receita base de bolo caseiros. Estou sendo responsável em fazer os bolos do café da manhã. Estou desesperada.

  5. Oi ! Fiz o bolo de novo e dessa vez ficou um pouco seco e esfarelando .como posso deixar mais umido. Será por que usei um pouco de aveia ?
    Vc é muito atencioso , tem sites que nem respondem. Obrigada.

  6. Olá Wesley, eu por aqui procurando uma receita de torta integral, e olha quem eu encontro vc ,somos Sarto também, inclusive temos o Zapp da família Sarto. Sarto é uma familia muito grande e todos umas familias maravilhosas. Vou fazer sua receita hoje. Meu esposo Angelo Sarto Filho estão mandando um abraço, moramos em Balneário Camboriú SC. Visita nosso face.

  7. Qual o momento que coloca as uvas passas na massa ? Tem que passar na farinha de trigo para não ficar todas encima ? Queria que ficasse misturada no bolo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *