7 Curiosidades sobre o Chile

O Chile é um país incrível que não dá para conhecer em apenas uma viagem. É um dos poucos lugares onde encontramos paisagens desérticas, de neve e um litoral belíssimo, além de história e cultura indígena autêntica. Tem Chile para todos os gostos!

Em novembro visitei o país pela primeira vez, passando por Santiago, Valparaíso e Viña del Mar, com direito a um dia brincando na neve no Valle Nevado em pleno novembro.

Para compartilhar um pouco desta viagem com vocês, fiz este post com 7 curiosidades sobre o Chile.

7 Curiosidades sobre o Chile

1. Os chilenos são silenciosos: andando nas ruas, mesmo as mais cheias no centro, é raro ouvir vozes. Me pareceu que as pessoas falam baixo ou quase não conversam na rua. No entanto, na maioria dos estabelecimentos comerciais tem música tocando, geralmente alta, ou pelo menos mais alta do que estou acostumado.

7 Curiosidades sobre o Chile

2. Tem muitos cachorros nas ruas: Conversando com os Chilenos descobri que a maioria daqueles cães tem “donos”, mas que não se responsabilizam por eles. Aí eles acabam ficando na rua, procriando e a coisa fica fora de controle. Se você tem medo de cachorros, não se preocupe, todos são doces e bem tratados (as pessoas dos comércios próximos acabam cuidando deles). Se você der atenção ou comida, é provável que algum venha até você para brincar e ganhar um carinho.

3. A água tem um sabor diferente: pelo que li, isso acontece pois a água de lá tem uma carga mineral mais alta do que a nossa, o que deixa um certo “sabor”. Depois de um dois dias eu já tinha me acostumado, mas mesmo assim percebia a diferença. Algumas marcas de água são melhores do que outras, mas como eu nunca prestava atenção nisso, era uma surpresa a cada garrafinha.

4. Os chilenos são loucos por futebol: em um dos dias de viagem, se não me engano uma quinta-feira, houve um jogo de futebol com times locais. Não sei se era um jogo importante, mas sei que toda a vizinhança ficou agitada. Ouvi muitos gritos, buzinas e agitação. Aquele povo tão silencioso no dia a dia se solta em dias de futebol.

7 Curiosidades sobre o Chile

5. Santiago é uma cidade movimentada: Mesmo sendo baixa temporada, achei a cidade cheia. Em todos os lugares sempre tinham muitas pessoas (muitos brasileiros também). O metrô, mesmo servindo bem a cidade, fica cheio durante todo o dia e lotado nos horários de pico.

6. Troca da guarda: ouvi falar disso em poucos lugares, por isso, não poderia deixar de citar. Ela acontece a cada dois dias às 10:00pm (nos fins de semana acontece às 11:00pm), em frente ao Palácio de La Moneda e dura cerca de 30 minutos. É uma cerimonia que acontece ininterruptamente desde 1851, super bonita e tradicional. Se for a Santiago, não deixe de ver.

7 Curiosidades sobre o Chile

7. Valparaíso: se destaca por sua importância na história e economia do Chile, dada pelo porto e pela La Sebastiana, uma das casas de Pablo Neruda. A cidade parece ter sido toda construída sobre um morro, o que dá um certo charme, no entanto, não foi o lugar mais bonito que conheci no Chile.

7 Curiosidades sobre o Chile

8. Viña del mar: moderna e agitada. Viña tem belas praias e paisagens, além de resorts e hotéis a beira mar que nos deixa com vontade de passar uma semana ali aproveitando aquele litoral. E também não posso deixar de mencionar o Museu Fonck, que tem em sua entrada o único moai fora da Ilha de Páscoa.

7 Curiosidades sobre o Chile

7 Curiosidades sobre o Chile

7 Curiosidades sobre o Chile

9. Neve: para encontrar neve e ter contato com ela, sua viagem deve acontecer entre maio e agosto, por isso, nem contei que veria neve nesta viagem, mas por generosidade do universo, encontramos o Valle Nevado todo branquinho em novembro. Se você estiver em Santiago e tiver neve no vale, não deixe de visitar, a sensação é única, especialmente para nós brasileiros que não temos este visual aqui.

7 Curiosidades sobre o Chile

Para deixar um gostinho de quero mais, não foi desta vez que visitei o deserto do Atacama, entao fica meu motivo para voltar ao Chile qualquer dia!

Quem quiser pode ver mais fotos da viagem no meu Instagram pessoal aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *