20 segredos culinários que não te contaram

A gente que gosta de cozinha e comida estamos sempre em busca de formas diferentes e mais fáceis de fazer as coisas e alguns truques e segredos culinários sempre são bem vindos.

Abaixo compilei 20 segredos preciosos para facilitar nossa vida na cozinha:

1. Açúcar sem pedra: colocar uma ameixa, bolachas salgadas ou frutas secas dentro do mesmo recipiente impedem o açúcar de empedrar.

2. Alface mais durável: Para aumentar o tempo de vida do alface, lave bem suas folhas com água, seque e guarde na geladeira dentro de um recipiente vedado.

3. Arroz requentado soltinho: coloque o arroz em um escorredor de macarrão (de metal) e leve ao fogo dentro de uma panela com 2 ou 3 dedos de água. Tampe a panela e deixe a água ferver para que o vapor esquente o arroz.

4. Frango frito sequinho: coloque uma colher de maisena no óleo bem quente antes de fritar o frango.

Frango frito - segredos culinários

5. Empanados perfeitos: quando empanar carnes ou legumes, deixe pelo menos 1 hora na geladeira antes de fritar, assim a farinha adere melhor ao alimento, solta menos resíduo e absorve menos óleo.

6. Batatas fritas sequinhas: antes de fritar, seque as batatas e deixe-as no congelador por 30 minutos.

7. Bolo de chocolate mais escuro e leve: basta acrescentar 1 colher (chá) de bicarbonato na massa.

8. Café diferente: adicione uma colher (chá) de chocolate no pó de café para dar um sabor especial.

Café - segredos culinários

9. Cebola menos ácida: para diminuir a acidez e o cheiro da cebola, deixe-a de molho em água por pelo menos 30 minutos.

10. Açúcar de confeiteiro feito em casa: bata o açúcar refinado no liquidificador com um pouquinho de maisena por alguns minutos.

11. Assados mais suculentos: sempre pré-aqueça o forno antes de colocar algo para assar, assim o calor sela o alimento e impede que o suco saia, deixando-o mais úmido.

12. Fritura sem erro: ao fritar algo imerso em óleo (como coxinhas e batatas), nunca coloque muitas unidades de uma só vez. Isso diminui a temperatura do óleo e deixa seu alimento encharcado.

13. Azeite temperado: coloque algumas ervas no azeite (como alecrim e orégano) para ter sempre à mão um ótimo tempero para saladas.

14. Frutas que não escurecem: para evitar que maçãs, banana e abacate abertos escureçam, pingue algumas gotas de limão sobre as frutas antes de guardá-las.

Avocado abacate - segredos culinários

15. Chega de formigas: espalhe sal ou talco nos lugares onde as formigas aparecem. Você também pode usar cascas de pepino.

16. Não desperdice leite: mesmo depois de coalhado, o leite pode ser utilizado para fazer bolos.

17. Fritar com manteiga sem queimar: para evitar que a manteiga queime, adicione um fio de azeite ou óleo.

18. Claras em neve mais firmes: para obter uma textura mais firme nas claras em neve, adicione uma pitada de bicarbonato de sódio antes de bater.

19. Queijo macio sempre: passe manteiga ou margarina na parte cortada do queijo, assim você evita que ele resseque.

20. Vegetais mais limpos: deixe os vegetais de molho em água com sal e vinagre por 10 minutos. Os bichinhos vão subir e facilitar a limpeza.

Eu ainda não consegui testar todos estes segredos culinários, mas adorei alguns e conforme.
E você, conte aqui nos comentários os itens que já testou!

Vegetais salada - segredos culinários

Alguns itens desta lista foram extraídos do e-book 500 segredos culinários, que pode ser baixado integral e gratuitamente neste link.

One thought on “20 segredos culinários que não te contaram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *