Receita de Caldo verde

Gente, estou amando esse friozinho que chegou! As comidas de inverno são as melhores e hoje tem receita de caldo verde caseiro bem gostoso para aquecer!

Eu nunca tinha feito caldo verde em casa e posso dizer que mesmo sendo meu primeiro, ficou muito bom! Também, nem é uma receita tããão difícil. Eu peguei algumas referências e como sempre mudo tudo, fiz a receita do meu jeito, então só para explicar, eu sei que tem gente que já cozinha a linguiça junto das batatas, e você pode fazer assim também, mas por preguiça de separar as batatas depois do cozimento para bater, eu preferi cozinhar separado e depois refogar a linguiça com a cebola e o alho. Não é a forma tradicional de fazer, mas é o jeito que achei mais fácil e você escolhe como prefere, o resultado no sabor não vai mudar muito.

Agora só mais um aviso geral que quero fazer: uma amiga me deu um toque que achei interessante. Ela me disse que sempre que busca uma receita, sente falta de medidas de sal e que essa coisa de “a gosto” e pitada é muito relativo e às vezes é difícil acertar o ponto. Imagino que assim como para ela, essa também pode ser a dúvida de outras pessoas, por isso, daqui em diante (já nesta receita de caldo verde), vou começar a colocar as medidas de sal que EU utilizo nas receitas, mas aviso: a medida é baseada no meu gosto (que dizem, tende para menos sal) e sempre utilizando colheres medidoras (veja aqui os 7 utensílios de cozinha indispensáveis), por isso, sugiro que sempre prove seu preparo e adicione mais ou menos conforme achar necessário, mas para quem tem medo do sal ou está iniciando, espero que mais essa informação ajude. Com o tempo, tenho certeza de que você vai achar sua própria medida!

E só para mostrar como receita de caldo verde é fácil de fazer, tem vídeo com menos de 5 minutos mostrando o passo a passo. Assiste aqui embaixo e se inscreve lá no canal no blog clicando aqui!

Receita de Caldo verde

INGREDIENTES
• 1kg de batata
• 400g de linguiça portuguesa (pode acrescentar mais a seu gosto, aqui em casa foi suficiente. Se não encontrar, pode substituir por linguiça calabresa, mas não é a mesma coisa)
• 100g de Bacon
• 1 cebola grande bem picada
• 4 dentes de alho picados
• 3 folhas de louro
• 1 maço de couve manteiga fatiada
• Sal e pimenta do reino a gosto (eu usei 1 colher de sopa, mas cuidado, porque esta receita leva bacon e linguiça, dois ingredientes naturalmente salgados, sugiro colocar metade do sal e provar e só depois colocar mais se achar necessário)
• 3 colheres (sopa) de azeite
• 2 litros de água

Receita de Caldo verde

MODO DE PREPARO
Retire os talos da couve até seu centro, corte-as em tiras finas e reserve.
Cozinhe as batatas em 2 litros de água com 1/2 colher (sopa) de sal e 3 folhas de louro por cerca de 30 minutos ou até que estejam bem cozidas (se quiser cozinhar na pressão, é só contar 15 minutos depois que a panela começar a apitar).
Desligue o fogo e bata as batatas com a água em um liquidificador, processador ou com um mixer e reserve.
Na panela refogue o bacon com o azeite e quando estiver corado acrescente a cebola.
Deixe refogar até que fique transparente e acrescente o alho e refogue por cerca de 2 minutos.
Por ultimo acrescente a linguiça portuguesa e refogue por cerca de 5 minutos.
Acrescente a batata batida e tempere com sal e pimenta do reino a gosto.
Por fim adicione a couve picada, misture e deixe cozinhar por mais cinco minutos (como o tamanho do maço de couve pode variar muito, sugiro colocar aos poucos para que o caldo verde não fique muito carregado ou com pouca couve).
Sirva quente.

Receita de Caldo verde

Receita de Caldo verde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *