Bolo integral simples

Para quem é viciado em bolos integrais, como eu, hoje tem uma receita de bolo integral simples, que serve de base para fazer vários outros sabores adicionando elementos à massa.

Essa massa sozinha fica gostosa, mas meio sem graça por ser integral, por isso você pode criar e inventar, adicionando essências, frutas secas, castanhas e até frutas frescas (só controle a umidade da fruta para seu bolo não ficar encruado ou pesado demais).

É uma maneira de manter a linha e sempre ter algo diferente e gostoso para comer em casa.

Depois me contem aqui nos comentários as invenções de vocês! =)

Para receitas em vídeo, clique aqui e se inscreva no canal do blog!

Bolo integral simples

Bolo integral simples

INGREDIENTES
• 60g de manteiga sem sal em temperatura ambiente (ou 1/2 xícara de óleo)
• 1 e 1/2 xícara de açúcar (qualquer tipo de açúcar, mas os orgânicos são mais saudáveis)
• 3 ovos
• 1/2 xícara de leite
• 1 e 1/4 xícara de farinha de trigo integral
• 1 xícara de aveia (tanto faz o tipo de floco)
• 1 colher (sopa) de fermento em pó

Obs.: xícara com capacidade para 240ml.

MODO DE PREPARO
Em um recipiente peneira e farinha e o fermento.
Com um fouet ou na batedeira bata a manteiga com o açúcar até obter um creme homogêneo.
Agora junte os ovos e bata até virar um creme mais claro.
Em seguida adicione o leite e misture.
Por fim junte a mistura dos secos em três partes misturando bem com uma espátula, mas sem bater (junto com os secos você deve adicionar outros elementos que queira).
Asse em forno a 180ºC por cerca de 35 minutos ou até que espetando seu bolo com palito,ele saia limpo.

E aqui outras opções de bolos integrais para vocês:
Bolo integral de cenoura
Bolo integral de maçã com passas e especiarias
Bolo de banana integral (meu preferido)
Cupcake integral
Bolo de chocolate integral

68 thoughts on “Bolo integral simples

  1. Fiz a receita e é surpreendente!!! Muito bom, fofinho e gostoso!! Só alterei o açúcar, coloquei uma xícara de demerara somente. Parabéns!

    1. Lara, não sei se entendi bem a pergunta é o intuito de colocar o amendoim.
      Se a ideia é dar sabor de amendoim ao bolo, coloque ele picadinho misturando com uma espátula.
      Se quer usar como farinha, talvez seja melhor colocar leite ou ovo.

  2. Eu fiz e ficou uma delicia!!! Acrescentei frutas cristalizadas e castanhas!!! Como eu tinha pouco açúcar mascavo fiz c açúcar normal, mas na px vou diminuir a quantidade de açúcar pra ficar menos doce, não precisa de tant. Receita fez sucesso, já to pensando em fazer c pedaços de chocolate e passas.

    1. Milena, a aveia é importante para deixar o bolo mais leve e nutritivo.
      Você pode substituir por farinha de trigo integral, no entanto, seu bolo vai ficar mais pesado.
      Farinha de trigo comum seria uma opção, mas aí o bolo não será 100% integral.

  3. Olá Wesley, fiz a receita, ficou uma delicia, leve e muito saboroso, acrescentei frutas cristalizadas e ameixa preta seca, e hj estou fazendo outro somente diminuindo o açucar.
    Obrigada pela receita.
    Olga

    1. Daniele, eu nunca testei, mas acho que se colocar no lugar do leite não terá problemas.
      Já que o iogurte é adoçado, talvez você possa reduzir um pouco a quantidade de açúcar.
      Se fizer, depois me conte o resultado.

  4. Fiz o bolo ontem, troquei o açúcar normal por açúcar mascavo 1 xícara somente, ficou uma delíciaaaaaaaaaaaaaa, eu não gostava muito de produtos integrais, mas este ficou realmente divino, na próxima vou acrescentar nozes, algo assim como o pessoal comentou acima. Adorei as receitas! Parabéns!

  5. Olá, Wesley! Parabéns! Adorei essa receita. Eu e minha filha adoramos bolo e, para não passar vontade, e comer uma opção mais saudável resolvemos experimentar. Coloquei ameixa seca na massa e ficou divino! Uma opção fácil, rápida, saudável e mto gostosa!

  6. Nunca tinha feito um bolo integral, fiz essa receita, e ficou D i v i n o. Fofinho, soltinho. Acrescentei sementes de erva doce, e pense na delicia. So tenho que agradecer e parabenizar pela receita simples, mas grandiosa.

  7. Diminui o açucar e realmente o bolo ficou delicioso. Mas o meu desmancha com muita facilidade nem da pra tirar da forma enteiro. Será que fiz algo errado?

    1. Irenilda, os bolos integrais em geral ficam mais delicados mesmo, mas não chega a desmanchar. Será que você não assou demais e ele acabou ficando mais seco?
      Para melhorar a textura o jeito é colocar mais manteiga, mas aí ele fica mais gordinho. Outra opção que ajuda é usar iogurte no lugar do leite.

  8. Muito boa esta receita. Ja fiz duas vezes , tanto com a farinha integral e com a comum e as duas ficaram ótimas. Acrescentei banana picadinha a massa e apenas 2 xícaras de açúcar e 1/4 de óleo.
    Recomendo

  9. Olá! Antes de qualquer coisa, gostaria de te parabenizar pelo site e pelo canal, está tudo maravilhoso. Quero saber… com essa receita posso fazer cupcakes?? Se sim, quantos renderiam de acordo com essa receita?? Obrigada desde já. Um abraço.

  10. Olá!! Alguém sabe me responder se pode ser feito a parte liquida no liquidificador? E o tipo de forma influencia? gostaria de colocar em uma assadeira redonda sem furo no meio.

  11. Pessoal fiz a receita mas não sei se deu muito certo pq o bolo não creceu, mas como é meu primeiro bolo integral não sei se eles crecem como os outros. O gosto ta ótimo.

    1. Sarah, bolos integrais crescem um pouco menos do que bolos comuns, mas crescem e ficam fofinhos sim.
      Um dos segredos é não bater muito a massa e se quiser, pode usar claras em neve para deixar ainda mais fofo.
      Espero que na próxima fique mais do seu gosto! =)

  12. Boa tarde! Como fica a receita caso eu resolva usar o óleo e não a manteiga? Vi que teria q bater o açúcar com a menteiga, no caso de não usar manteiga como devo proceder? Muda a consistência do bolo? Deixa de ficar fofinho? Abraços.

    1. Oi Cristiane,
      Se usar óleo, bata-o com o açúcar e os ovos e depois adicione os demais ingredientes.
      O bolo feito com óleo tende a ficar levemente mais úmido e menos estruturado (esfarela mais), porém, o resultado pode ser bom das duas maneiras.
      Quando fizer, me conte o que achou!
      Abraços!

  13. Olá, meu bolo não deu certo! Qnd coloquei o óleo com a açúcar na batedeira não formou o creme, porque tinha muito açúcar! É essa quantidade mesmo de açúcar e óleo?

  14. Receita maravilhosa, não ficou seco, usei apenas 1 xícara de açúcar orgânico. E 2 maçãs fatiadas e castanha do pará picada. Sugiro trocar a medida da manteiga para colher. Obrigada por compartilhar.

  15. Meu bolo fiquei muito fofinho, usei óleo de coco, açúcar mascavo, castanha-do-pará triturada, damasco picado e um pouco de canela em pó. Obrigada Wesley pelas dicas e praticidade nas receitas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *