Categories: Viagens e vlogs

Diário de viagem: Vaticano, Itália – 3º dia

Reservamos nosso terceiro dia em Roma para conhecer o Vaticano, que além de ser um país independente dentro da cidade de Roma, abriga a Basílica de São Pedro, maior templo católico do mundo.

Como eu já tinha comprado nossos ingressos para o museu do Vaticano e Capela Sistina com horário agendado (você pode comprar neste link), partimos primeiro para essas duas atrações, mas no caminho passamos em um café e pedimos um cappucino, suco de laranja e croissante de nutella para viagem. Desse jeito vou me acostumar a comer tanto doce logo no café da manhã. Vai ser difícil, mas eu me esforço!

Booking.com

Tomamos café caminhando em direção ao museu do Vaticano e chegando lá furamos a fila gigante graças à minha “virginianisse” de comprar o ingresso antecipado. No museu vimos um gigantesco acervo de relíquias egípcias (sarcófagos, joias, vasos e até múmias), esculturas gregas e romanas, quadros da renascença e de outras eras e estilos. É taaaaannta arte, tanta coisa antiga e linda, que é até difícil absorver tudo nessas “poucas horas” (só no museu ficamos caminhando por mais de 3 horas). No fim do passeio pelo museu, naturalmente chegamos a Capela Sistina e… Não há palavras para descrever aquele lugar. Por um lado é chato não poder tirar fotos lá dentro, mas por outro, imagem alguma faria jus ao que se vê naquela sala. Ficamos impressionados com tamanha beleza e grandiosidade da obra de Michelângelo. Eu poderia ficar o dia todo lá dentro olhando cada imagem daquele teto que não conseguiria absorver tudo. Realmente imperdível!

Clique para ampliar

Saindo de lá e fomos em direção à Praça e Basílica de São Pedro. Tiramos algumas fotos na praça e pegamos a fila para entrar na igreja, cerca de meia hora depois já estávamos lá dentro, um tempo curto, considerando que li alguns relatos de gente que ficou mais de 2 horas naquela fila (não é cobrado ingresso para entrar na basílica, mas se quiser, você pode comprar ingresso para subir na cúpula dela e ter a vista da praça de São Pedro. Como queríamos poupar as pernas e a praça estava meio entulhada por conta de reformas, achamos que não valia a pena).

Logo que se entra na basílica a Pietá de Michelangelo está à direita e foi irresistível não correr em direção à ela. E esta é outra obra que merece toda fama que tem. A expressão no rosto de Maria e o corpo caído de Jesus em seu colo são de uma perfeição estonteante.

Pietá de Michelangelo

Depois dessa super maratona de mais de 5 horas, fomos merecidamente almoçar! O And foi de lasanha e eu de pizza marguerita, ambos muito bons, apesar de eu achar a lasanha do segundo dia melhor. Para complementar o menu, ainda pedimos um hambúrguer com fritas que dividimos (don’t judge us!).

Na sequência já fomos tomar nosso gelatto de cada dia, o meu foi de Mixberries e Chocolate extra dark e do And de chocolate. Eu esperava que o extra dark fosse beeeemm mais amargo, mas não era tanto, era amargo no ponto certo. Olha gente, se desse eu levava uns 50 potes de sorvete daqui, muito bom!

Depois fomos visitar o Castelo Sant’Angelo ali pertinho, uma construção do século 2, feita pelo imperador Adriano e usado como castelo e prisão.
Apesar da vista muito legal que tivemos de Roma e do Vaticano, não considero a visita essencial, como tínhamos o Roma Pass e “não pagamos” a entrada, valeu a pena.
O que mais curti é que o castelo tem um clima meio de masmorra e meio aterrorizante, dava a sensação de que a qualquer momento eu veria um fantasma.

Tava frio gente!
Vista do Castel Sant’Angelo

De lá fomos para a Piazza Navona, onde tem a Fontana del Nettuno, Fontana del Quattro Fiumi e a Fontana del Moro. Todas encantadoras, mas achei a Fontana del Quattro Fiumi a mais bonita. A hora que chegamos estava começando a escurecer e a praça estava especialmente bela.

Fontana del Nettuno
Fontana del Quattro Fiumi

Depois de tanta caminhada, não tínhamos mais pernas para nada e cometemos o pecado de comer no Mc Donalds e correr pro hotel descansar. Amanhã tem mais Itália!

Dica: uma coisa chatinha que acontece tanto no Museu do Vaticano quanto na Basílica de São Pedro é a abordagem dos guias que te cercam e vão tocando o terror dizendo que não tem mais ingresso, que você vai perder o dia na fila e oferecendo meias entradas. Tomem cuidado! Já ouvi falar de golpes com ingressos ali fora. E se quiser mesmo um guia para o passeio, opte por áudio guias ou procure por uma empresa de turismo minimamente confiável. Ahh, e se vierem com promessas de audiência com o Papa, fuja que é golpe na certa!

Neste link tem mais sobre a viagem!

Wesley Sarto

Virginiano em desconstrução. Publicitário por formação, apaixonado por fotografia, comida e cozinha.

View Comments

Published by
Wesley Sarto

Recent Posts

Frango assado com batata e cebola

Hoje você vai aprender a fazer Frango assado com batata e cebola super fácil e…

2 dias ago

Bolo de maçã com canela

Hoje você vai aprender a fazer Bolo de maçã com canela super fácil e delicioso.…

4 dias ago

Patê de azeitona

Hoje você vai aprender a fazer Patê de azeitona super fácil e delicioso. E para…

6 dias ago

Almôndegas com molho de tomate

Hoje você vai aprender a fazer Almôndegas com molho de tomate super fácil e delicioso.…

1 semana ago

Mangulão de queijo

Hoje você vai aprender a fazer Mangulão de queijo super fácil e delicioso. E para…

2 semanas ago

Salada cremosa de pepino

Hoje você vai aprender a fazer Salada cremosa de pepino super fácil e delicioso. E…