Merengue perfeito – 3 maneiras de fazer

Esses dias eu fiz um bolo de morango e deixei como sugestão cobri-lo com merengue e como muitos de vocês gostaram da ideia, hoje eu vou te ensinar como fazer merengue perfeito de 3 maneira diferentes (no vídeo tem 2 que são as mais complexas, mas a terceira está em texto aqui embaixo).

E se quiser opções de bolos para usar o merengue perfeito, clica aqui para ver que eu já fiz diversas no canal e blog e não esquece também de se inscrever no canal para não perder nada!

Merengue perfeito – 3 maneiras de fazer

MERENGUE FRANCÊS
Este é o menos estável dentre as opções, é ótimo e super prático para preparações que serão posteriormente assadas, como tortas, suspiros e macarons.

Ingredientes
• 3 claras (cada clara tem cerca de 32g)
• 1 xícara de açúcar

Modo de preparo
Em um recipiente coloque as claras e bata até que elas pelo menos dobrem de volume.
Em seguida, aos poucos e sem parar de bater coloque o açúcar e continue batendo até que se forme um creme branco, brilhante e homogêneo. Vai levar cerca de 10 minutos.
Depois disso está pronto para usar.

Merengue perfeito

MERENGUE SUÍÇO
Este vai bem para decorar e cobrir bolos e tortas e tem uma estabilidade mediana.

Ingredientes
• 3 claras (cada clara tem cerca de 32g)
• 1 xícara de açúcar

Modo de preparo
Em um recipiente coloque as claras junto com o açúcar e leve ao banho maria (a água do banho maria não deve ferver e nem estar quente demais senão as claras podem cozinhar e comprometer toda a receita).
Misture bem com um fouet ou usando o batedor da batedeira até que todo o açúcar se dissolva.
Para verificar o ponto, pegue um pouco das claras com as pontas dos dedos e verifique se ainda dá para sentir os grãos de açúcar, caso sim, continue misturando. O ponto é quando a mistura está completamente lisa e levemente morna, se tiver um termômetro, a temperatura ideal é 60ºC.
Agora bata as claras com uma batedeira até que o creme esteja completamente frio, e tenha se transformado em um creme branco, brilhante e homogêneo. Vai levar cerca de 10 minutos.
Depois disso está pronto para usar/servir.

Merengue perfeito

MERENGUE ITALIANO
Dos três, o merengue italiano é o mais estável e indicado para cobrir bolos e tortas, apesar do suíço também ser uma boa opção.

Ingredientes
• 3 claras (cada clara tem cerca de 32g)
• 1 xícara (chá) de açúcar
• 1/4 de xícara de água (60ml)
• 1 pitada de sal

Modo de preparo
Na tigela da batedeira coloque as claras e comece a bater.
Enquanto isso, em uma panela coloque o açúcar e a água e misture delicadamente apenas para dissolver o açúcar.
Leve ao fogo médio e cozinhe até atingir o ponto de bala mole (115°C).
Para verificar se a calda está no ponto, despeje um pouco dela em um copo de água fria e observe se a calda se aglutina e forma uma espécie de goma modelável.
Quando a calda chegar no ponto, provavelmente as claras também terão aumentando de volume e é hora de começar a colocar a calda aos poucos pelo canto da tigela da batedeira (em fio).
Quando toda a calda for adicionada, aumente a velocidade gradativamente e continue batendo por cerca de 10 minutos ou até o creme esfriar completamente e ficar homogêneo e brilhante.

Se quiser, adicione essências e corantes a base de água no final do preparo.

RECOMENDAÇÕES GERAIS
• Preferencialmente use tigelas de vidro ou inox.
• Certifique-se de que as tigelas e demais utensílios estejam completamente limpos e secos, e sem rastros de gordura, isso pode atrapalhar o desenvolvimento das claras e o ponto do seu merengue.
• Para um melhor resultado, as claras devem estar em temperatura ambiente.
• O tempo de preparo pode variar de acordo com a potência da sua batedeira.
• Prepare e use o merengue imediatamente, o mais estável dos três é o italiano, mas ainda assim ele pode dessorar se ficar muito tempo exposto.

Merengue perfeito