Talvez você já conheça a versão tradicional da receita de hoje, mas para facilitar, eu te ensino a fazer Bala de baiana de travessa, que serve a família toda e é tão gostosa quanto a versão tradicional, mas já te aviso que esta mesma receita serve para fazer no formato tradicional.
Se você gostou dessa Bala de baiana de travessa, saiba que aqui no site você encontra muitas outras sobremesas. Para mais receitas de doces e sobremesas, clica neste link que eu já ensinei várias opções por aqui. E não esquece também de se inscrever no canal para não perder nada. Toda segunda, quarta e sexta-feira tem receita nova por lá!
Em uma panela coloque o leite condensado, o leite de coco, o coco ralado e a manteiga.
Leve ao fogo médio mexendo sempre e quando ferver abaixe o fogo e continue misturando até que o creme ganhe consistência e solte do fundo da panela.
O ponto é parecido com o de beijinho, mas retire do fogo um pouco antes para que fique mais cremoso.
Transfira para o recipiente em que vai servir e deixe esfriar completamente.
Calda e montagem
Em uma panela coloque o açúcar, a água e o vinagre.
Misture bem com o fogo desligado até ficar homogêneo.
Limpe as laterais da panela caso tenha espalhado muito açúcar.
Agora ligue o fogo médio para baixo e deixe cozinhar sem mexer até a calda ganhar consistência e as bolhas formadas ficaram grandes e mais lentas.
Se você tiver um termômetro, você deve desligar o fogo quando a calda atingir a temperatura de 145ºC.
Outro método de conferir o ponto da calda é colocar um pouco dela em um copo com água fria e verificar se ela endureceu e ficou com aspecto de vidro (confira o ponto mordendo a calda), se ainda estiver macia ou elástica, deixe cozinhar por mais tempo, mas sempre cuidado para não queimar.
Quando a calda estiver no ponto desligue o fogo e imediatamente coloque sobre o creme que você reservou no refratário.
Espalhe bem formando uma camada fina e deixe descansar até que seque completamente.