Receita de caldo de peixe

Eu já falei aqui sobre o quanto um bom caldo pode fazer toda a diferença em uma receita e quando se trata de peixe e frutos do mar, essa diferença é ainda mais gritante, por isso não tive dúvidas em fazer esta receita de caldo de peixe para um risoto.

Minha mãe me pediu para eu fazer um risoto de camarão (vem ver a receita aqui). Compramos camarões lindos e fresquinhos, então achei uma injustiça colocar aqueles cubinhos prontos em algo tão nobre (e caro, vamos combinar!) e como fazer caldo é algo facílimo, não pensei duas vezes e montei a receita abaixo!

Coloquei um pouco do que eu tinha em casa nesta receita de caldo de peixe e ficou ótimo, mas fique livre para adicionar mais coisas a seu gosto. Um talo de salsão certamente vai dar ainda mais sabor. Alho poró também pode ser uma ótima adição!

Receita de caldo de peixe

INGREDIENTES
• 1 e 1/2 litro de água
• 1 espinha e cabeça de peixe (ao comprar o peixe, peça para o peixeiro separar essa parte para você e se quiser fazer caldo de camarão, basta trocar a espinha pelas cascas do camarão, mas é importante que seu peixeiro seja de confiança para que você tenha acesso aos ingredientes frescos)
• 1 cebola cortada em 4 partes
• 2 dentes de alho cortados ao meio
• 3 folhas de louro
• 1 colher (sopa) de coentro
• 8 grãos de pimenta do reino

MODO DE PREPARO
Em uma panela ferva a água com todos os ingredientes por pelo menos 1 hora em fogo baixo (quanto mais ferver, mais os sabores apuram, tente deixar 1 hora e meia).
Acompanhe o a cada 20 minutos para garantir que a água não seque e complete sempre que necessário.
Quanto mais você deixar a água reduzir, mais concentrado fica o sabor do seu caldo.
Depois do tempo de cozimento, passe o líquido por uma peneira para retirar os ingredientes.
Caso sobre, você pode congelar o caldo em formas de gelo e utilizar aos poucos.

Receita de caldo de peixe

9 thoughts on “Receita de caldo de peixe

  1. Wesley Sarto,

    Super mega, obrigada por suas receitas.
    Sou recém casada e não tenho muita habilidade em cozinhar, rsrsrsr e fiz o risoto de camarão (pela primeira vez fiz um risoto) para o jantar de aniversário do meu marido, e ficou uma delícia e fiquei super feliz porque ele adorou.

    Abraço,
    Jhosy Santos

  2. Qual peixe utilizar? Moro no centro-oeste do país e os peixes de água salgada aqui não são muito fáceis de encontrar, teria alguma indicação de qual peixe eu posso utilizar pra fazer o caldo? Grato e obrigado por compartilhar suas habilidades conosco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *