Como fazer peru de Natal, Chester ou Fiesta

Hoje vou te ensinar como fazer peru de Natal, mas com esta mesma receita você pode preparar chester, frango fiesta ou até mesmo um frango comum que fica ótimo.

Antes de começar a receita, vamos falar de uma leve polêmica: tem quem prefira lavar o peru antes de temperar e tem quem diga que isso não adianta muito, pois o tempero industrializado acaba marinando e penetrando demais na carne, por isso, o sabor não sai por completo. Na dúvida, eu prefiro lavar bem interna e externamente, mas fica a seu critério fazer isso ou não, o importante é não esquecer de higienizar bem a sua pia depois para evitar qualquer contaminação.

E além de te mostrar como fazer peru de Natal, lá no final do post montei um passo a passo bem simples para garantir aquele molho delicioso que acompanha a ave, não deixe de ver e fazer.

Um último comentário e desabafo. Eu estava gravando tudo em vídeo para ficar mais fácil de explicar o passo a passo, mas sabe aquele dia em que tudo dá errado? Pois é, a intenção foi boa, mas o universo não conspirou. Fica para 2018!

Clique aqui para ver outras receitas de Natal que preparei!

Como fazer peru de Natal

Como fazer peru de Natal, Chester ou Fiesta

INGREDIENTES
• 1 ave (a meu peru tinha 3kg, por isso, as quantidades abaixo servem para uma ave com este peso, pode ser peru, chester, frango fiesta ou frango comum)
• 8 dentes de alho amassados (eu uso mais ou menos 2 dentes de alho por quilo)
• 1 colher (sopa) de açafrão da terra (cúrcuma)
• Suco de uma laranja (cerca de 100ml)
• 1 xícara de vinho branco seco
• Sal a gosto
• Pimenta do reino a gosto
• Cerca de 100g de manteiga

Finalização
• 1 colher (sopa) de mel
• 2 colheres (sopa) de molho barbecue
• 2 colheres (sopa) de azeite

Molho
• 1 colher (sopa) de farinha de trigo
• Sal a gosto
• Pimenta do reino a gosto

MODO DE PREPARO
Comece descongelando a ave lentamente, para isso, retire-a do freezer e coloque na parte mais baixa da geladeira. Em cerca de 12 horas ela deverá ter descongelado.
Então retire os miúdos da ave que costumam vir dentro da mesma e escorra qualquer líquido interno.
Em um recipiente misture o alho, o açafrão, o suco de laranja, o vinho, o azeite, o sal e a pimenta do reino.
Em seguida, espalhe a mistura sobre a ave esfregando bem os temperos.
O ideal é que ela fique toda envolta pela marinada, mas como eu, imagino que muitos não terão um recipiente grande o suficiente, por isso, sugiro que disponha a ave já na forma ou refratário que irá assar e a cada duas horas regue com a marinada.
Mantenha a ave envolta em plástico filme na geladeira por pelo menos 6 horas.
Depois deste tempo, espalhe manteiga em temperatura ambiente sobre a pele das coxas e peito e amarre as coxas com barbante culinário, isso deixa a ave mais bonita e evita que as coxas fiquem queimadas nas pontas (eu esqueci e minha ave ficou horrorosa, quase que nem foto eu posto… hahaha).
Cubra com papel alumínio e leve para assar a 180ºC por cerca de 2 horas regando a cada 30 minutos com o suco da marinada que deverá escorrer no fundo do refratário.
Para saber se seu peru está assado, espete um termômetro culinário em uma das coxas. Se a temperatura estiver entre 80ºC e 85ºC está pronto (o tempo de cozimento varia de forno para forno, considere cerca de 40 minutos por quilo da ave e não deixe de fazer os testes citados).
Se não tiver o termômetro, faça um corte fundo em uma das coxas, o líquido deve sair claro, sem resquício de sangue.
Para deixar mais corado por fora e com uma aparência mais uniforme, faça uma mistura com o mel, barbecue, azeite e sal e espalhe sobre a ave com um pincel ou colher.
Leve novamente ao forno por mais 10 minutos para caramelizar.
Depois de assado, retire do forno, isole com papel alumínio e deixe descansar por pelo menos 10 minutos antes de servir.

Molho

Transfira o caldo que escorreu do peru para uma panela e separe 1 xícara em um copo ou recipiente menor.
Dissolva a farinha de trigo na parte menor do molho e transfira tudo para a panela.
Leve ao fogo médio mexendo sempre até que engrosse levemente.
Acerte o sal e pimenta do reino e sirva com o perú em uma molheira ou outro recipiente.

One thought on “Como fazer peru de Natal, Chester ou Fiesta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.