Pão integral caseiro

Eu já disse aqui que adoro fazer pão, mas pão integral caseiro sempre foi um desafio. Sempre que eu fazia, ele ficava seco demais, duro demais, esfarelando demais ou alguma outra coisa que não me agradava. Sempre relacionado à textura, com sabor nunca tive problemas.

Mas depois de muitos testes finalmente fiz um pão integral caseiro gostoso e hoje vou compartilhar com vocês.

O “grande segredo” foi adicionar um pouco de farinha branca à massa. “Ahhh Wesley, mas assim não é pão integral”. Tecnicamente é sim, já que para ser considerado integral, o pão precisa ter pelo menos 50% de farinha e/ou grãos integrais. No caso desta receita, o pão fica com em torno de 77%!

Ahhh, e se você nunca fez pão ou tem algumas dúvida, dá uma olhada neste post aqui que está bem completo e cheio de dicas!

Pão integral caseiro

Pão integral caseiro

INGREDIENTES
• 1 colher (sopa) de fermento biológico seco (10g ou 30g do fresco)
• 1/2 colher (sopa) de açúcar
• 3/4 de xícara de leite morno
• 1 e 1/2 xícara de farinha de trigo integral
• 1/2 xícara de aveia
• 1/2 colher (chá) de sal
• 1 ovo
• 1/4 xícara de óleo
• Cerca de 1 xícara de farinha de trigo branca (adicione aos poucos)
• Gergelim para decorar (opcional)

MODO DE PREPARO
Dissolva o fermento no leite morno com o açúcar e deixe descansar por 10 minutos ou até que a mistura comece a espumar e crescer (ATENÇÃO, o leite não pode passar de 40º, senão ele mata o fermento e seu pão não cresce).
Em um recipiente grande disponha a farinha de trigo integral, a aveia e o sal nas laterais.
Abra uma cavidade no meio e adicione o fermento que foi ativado no leite e açúcar.
Misture com um garfo e em seguida junte o ovo e o óleo.
Vá misturando até que a massa se incorpore e permita sovar.
Então transfira para uma superfície limpa e lisa e vá adicionando a farinha de trigo branca até que a massa fique lisa (acrescente o minimo possível de farinha branca e não se preocupe em fazer a massa desgrudar completamente das mãos).
Sove por 10 minutos e devolva para o recipiente que agora deve ser vedado com plástico filme e armazenado em local sem corrente de ar.
Deixe descansar por pelo menos 40 minutos ou até que a massa dobre de volume.
Depois de crescer, sove por mais um minuto e formate os pães da maneira que preferir (pode rechear também se quiser).
Finalize com um fio generoso de azeite espalhado com um pincel ou com as mãos e disponha-o em uma forma untada e enfarinha e leve para assar em forno pré-aquecido a 180º por cerca de 30 minutos ou até que o pão esteja dourado por cima (cuidado para não assar demais e seu pão ficar seco).
Se quiser, salpique queijo ralado ou gergelim por cima.

Dica: na hora de assar coloque, na outra grelha do forno, uma forma com água quente e deixe lá nos primeiros 20 minutos. Isso faz com que o seu pão integral caseiro não fique ressecado.

Pão integral caseiro

Pão integral caseiro

38 thoughts on “Pão integral caseiro

  1. Eu faço pão integral usando farinha integral orgânica e acrescento chia, linhaca e gergelim. Fica perfeito. Não acrescento trigo branco. Fica aí a dica.

    1. Oi Cristina, eu já fiz com aveia, linhaça e chia, mas para o meu paladar, o sabor e a textura não agradaram.
      O único jeito que consegui deixar gostoso, molhadinho e macio foi adicionando um pouco de farinha branca.

  2. boa noite!
    gostaria de tirar duas dúvidas: Uma forma para pão é suficiente ou é melhor dividir a massa para não correr o risco de transbordar?
    Posso substituir a aveia por farinha de aveia?
    grata desde já

    1. Oi Rose, depois que a massa crescer você terá uma noção melhor do tamanho que o pão ficará e poderá decidir quantas formas usar, mas de antemão recomendo dividir em duas.
      O legal da aveia é sentir os pedacinhos no pão depois, mas se quiser, pode trocar a aveia sim, mas use 1/3 da quantidade.

      1. Boa noite Wesley!!
        Quero fazer esse pão, parece ótimo!!! Na sua explicação sobre a troca da Aveia por farinha de aveia, é para colocar 1/3 de farinha de aveia , é isso? Precisa de uma maior quantidade da Farinha ? Obrigada.bjos

        1. Oi Rosany, da maneira que coloquei ficou confuso mesmo.
          Coloque 1/3 de xícara de farinha de aveia no lugar da aveia, que originalmente iria 1/2 xícara.
          Em todo caso, adicionado a farinha aos poucos não tem erro!
          Quando fizer, me conte se gostou!!

  3. Wesley, boa tarde!
    Recebi um pedido de pão integral, porém preciso substituir o açúcar refinado pelo forno e fogão. Qto posso colocar nesse caso? Será que vai alterar a textura da massa?
    Super obrigada

    1. Rose, você quis dizer adoçante forno e fogão?
      Se for este o caso, creio que a substituição não funcione, pois o açúcar desta receita serve para ativar o fermento, não para adoçar o pão e imagino que o adoçante não tenha as propriedades necessárias.
      Mas como só vai meia colher de açúcar, no fim das contas, espalhado por toda a massa, não faz muita diferença. Veja se não pode abrir esta exceção e usar o açúcar mesmo.
      Se não der, troque o açúcar por farinha de trigo na hora de ativar o fermento. O resultado pode não ser o mesmo, mas deve dar certo.
      Abraços! =)

    1. Boa noite Renata. No caso de o pão não crescer são vários fatores: Primeiro verifique se o fermento que você está usando não está vencido. Segundo não coloque o fermento junto com o sal, pois o sal é um antibactericida e mata as bactérias do fermento. Terceiro use água fria ou levemente morna, pois a água quente (acima de 40º) mata as bactérias do fermento. Quarto sove bem a massa. Se for sovar na bancada requer de 10 a 15 minutos de sova. Se for no cilindro ou masseira, a massa deve chegar no ponto de véu (ficar bem lisa e elástica. Fazendo isto não tem erro e seu pão vai crescer e muito…

  4. Oi tudo bem? Só fiz uma vez o pão integral ficou super duro e horrível
    Será que posso fazer sem a aveia? Pof favor responda eu nunca fiz to super perdida

  5. Oii… Boa tarde! Nunca fiiz pão, sempre observei minha mãe fazer o pão normal!
    Eu achei que ficouu muiito oleoso, diferente da textura do pão simples, será que é assim msm?

  6. minha massa ficou muito liquida… misturei bastante, mas mesmo assim não ficou boa para sovar…tive que acrescentar farinha branca … para ficar menos liquida e conseguir partir para o procedimento de sovar..

  7. Olá Wesley, o pão integral parece ser mesmo bem difícil. Tentei fazer algumas vezes e já tive que jogar fora pães inteiros. Hj o sabor ficou bom, mas gostaria de entender pq fica pesado. Não consigo fazer pão fofo e leve.

  8. Olá. ..me surpreendi com tua receita, e logo fui tentar fazer….só que meu pão não cresceu, dei uma olhadinha no site que vc postou acima “como fazer pão sem erro…” e vi que usei a medida do fermento como sendo o seco, ou seja, pode será porque coloquei fermento demais?! Mas aquela técnica de deixar o fermento no açúcar e leite morno deu certo, até espumou, porém depois ele não cresceu mais nada!!! Ou minha farinha estava velha…ou coloquei demais farinha branca, mas não cheguei a usar toda a qtde que dizia na receita…enfim muitas dúvidas. ..

  9. Gostei imensamente de suas explicações sobre como fazer um pão gostoso. Faço pão integral e fica bem macio, só que algumas vezes explodem bolhas na casca e deixa o pão com aspecto feio. Como evitar isto? Será que estou colocando fermento demais? Uso o fermento biológico seco. Obrigado.

  10. Eu fiz e não usei farinha branca so farelo de aveia e a farinha integral .Ficou perfeito nem acredito nunca tinha feito pão integral ,amei obrigada pela receita …

  11. Gostei muito de participar deste site, pois os comentários se identificam com os meus interesses. Gosto também de participar porque as experiencias do pessoal me ajudam a aprimorar algumas técnicas na panificação.Obrigado a todos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *