Patê de frango caseiro

Depois que a gente começa a prestar atenção na embalagem de alguns alimentos, dá vontade de fazer tudo em casa ao invés de comprar coisas prontas. Claro que muitas vezes a gente, por questão de tempo e praticidade, cai em tentação, mas com este patê de frango caseiro, você vai conseguir se livrar de pelo menos um dos alimentos prontos que consome.

Além de ficar muito mais gostoso, tem frango de verdade, cebola de verdade, tempero caseiro, amor… Você faz com ingredientes de verdade e não aquele monte de produtos químicos e mix de todo tipo de carne.

Eu não consigo precisar um prazo de duração, mas aqui em casa este patê aguentou bem por três dias, sendo armazenado em pote de vidro fechado na geladeira (não posso dizer se duraria mais porque na verdade acabou, mas acho três dias de duração para algo caseiro está mais do que bom).

Espero que gostem e se livrem do patê industrializado.

Para receitas em vídeo, clique aqui e se inscreva no canal do blog!

Patê de frango caseiro

INGREDIENTES
• 1/2 peito de frango cozido e desfiado (Cerca de 300g)
• 1 cebola pequena picada
• 2 dentes de alho picados
• 3 colheres (sopa) de azeite
• Sal e pimenta (cuidado com o sal pois a azeitona e a maionese já são salgadas)
• 4 azeitonas
• 4 colheres (sopa) de maionese
• 3 colheres (sopa) de requeijão
• 2 colheres (sopa) de ketchup
• 1 colher (sopa) de mostarda
• 1 colher (sopa) de cheiro verde

MODO DE PREPARO
Cozinhe o frango na água por cerca de 40 minutos ou até que esteja bem macio (ou cozinhe na pressão por 15 minutos).
Deixe esfriar, desfie e reserve.
Em uma panela refogue a cebola no azeite e quando estiver transparente adicione o alho e refogue por alguns instantes.
Em seguida junte o frango desfiado, as azeitonas, tempere com sal e pimenta e refogue por cerca de 5 minutos mexendo sempre para que não queime ou grude no fundo.
Por fim deixe a mistura esfriar, junte os demais ingredientes e misture até formar uma pasta.
Se preferir, bata seu patê em um processador para formar uma pasta mais lisa e homogênea (isso é opcional pois só muda a textura).
Deixe gelar por 1 hora e sirva com pães e torradas.

Patê de frango caseiro

Patê de frango caseiro

68 thoughts on “Patê de frango caseiro

  1. Amo cozinhar,se pudesse faria um curso bom de gastronomia, por enquanto agradeço a você e outros companheiro que compartilham suas receitas e deixa nossa vida com sabor. Obrigada

  2. Parceiro de virgianismo ? Melhor patê do mundooo..Mercy!
    Dica: usei como pasta base sua receita, dividi em 2 partes. Uma parte adicionei cenoura e gengibre ralados, 4 colheres de creme de leite e processei…?.
    Segunda parte adicionei 4 folhas de rúcula e 4 colheres de cremede leite e tb processei….Um furor com torradinhas e um vinho!

  3. Bom dia!
    Simples e prática, adorei, mas tenho uma dúvida posso bater no liquidificador para obter uma textura mais lisa?! Desde já grata.

    1. Flávio, é bem difícil dizer pois os preços variam muito.
      Você precisa somar o valor gasto com os ingredientes e o valor referente ao seu trabalho. Depois dividir pelo número de pães que conseguir fazer e aí sim chegar ao valor.
      Espero ter ajudado.
      Abs.
      Wesley

  4. Wesley quando vc diz que seu pate rendeu uns 20 paesinhos. . Q tipo de pão seria ? Para eu ter noção de quantidade. Pois farei p comer com aquelas torradinhas quadradinha. Obrigada

  5. Olá…
    Ja respondeu uma das minhas perguntas se poderia congelar..
    Na geladeira o máximo de dias?
    Posso comercializar? O que você acha…

    Desde ja GRATA!

  6. Já tinha visto outras receitas com creme de leite, mas achei essa bem interessante,e gostei da ideia de usar requeijão,vou experimentar. Não gosto muito de cebola, posso deixar ela de fora?

  7. Tive que voltar aqui só pra comentar e pra dizer que vou fazer de novo essa receita. Precisei de uma receita de patê pra levar pro serviço (detalhe que sou nova na cozinha hehe, 23 aninhos e nunca tinha feito um patê de frango) e a primeira que vi foi a sua. Olhei os comentarios e meti a cara, fui fazer 23h da noite, ou seja se desse errado eu tava na merda kkkkk, mas enfim, não precisei por sal, pq pra mim, o sabor tava bom, dobrei a receita (mesmo com meio peito de frango porque achei pouco) e levei. As meninas adoraram e nada mais justo vir aqui parabenizar. Tudo bem que pate de frango não é uma receita dificil de fazer mas eu AMEI e digo: PARABEEENS! Me inscrevi no canal e ja sou sua fã. Beijos. Fica com Deus ;*

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *