Como fazer buttermilk

Quem gosta de fazer cupcakes já deve ter se deparado com buttermilk na lista de ingredientes, e apesar de ser bem difícil de encontrá-lo no Brasil, é bem fácil de fazer em casa, mas mais do que mostrar como fazer buttermilk, neste texto você vai encontrar um pouco do que é este ingrediente e seus usos.

O que chamamos de buttermilk é o soro do leite que sobra após a produção da manteiga e por conta de sua acidez, ele potencializa o efeito do fermento ou do bicarbonato de sódio (saiba a diferença aqui) e deixa nossos bolos, cupcakes e cookies mais macios e fofos.

Além de ser usado em bolos, biscoitos e cupcakes, o Buttermilk também pode ser uma ótima opção para amaciar carnes, deixando aquele nosso frango frito mais suculento e com uma casquinha super crocante.

Em um texto que li, é dito que o ideal é comprar o buttermilk original, pois este que fazemos em casa não tem a mesma textura e viscosidade, no entanto, o buttermilk caseiro possui um teor maior de acidez, o que para nossos bolos e cupcakes é ótimo. Daí eu concluo que, se for preparar uma receita em que o sabor do buttermilk deve se sobressair, o caseiro não atenderá sua necessidade, mas para deixar nossos bolinhos mais fofos, o buttermilk caseiro vai super bem.

Aqui embaixo o passo a passo super simples de como fazer buttermilk!

Como fazer buttermilk

Como fazer buttermilk

INGREDIENTES
• 1 xícara de leite integral
• 2 colher (sopa) de suco de limão

MODO DE PREPARO
Coloque o suco de limão no leite passando-o por uma peneira e misture com uma colher de metal.
Deixe descansar por 10 minutos.
Você perceberá que está pronto pois o leite talha e muda de textura, ficando mais espesso.
Use imediatamente.

Se precisar de mais (ou menos), basta preparar seguindo a proporção acima.

4 thoughts on “Como fazer buttermilk

  1. Fiz o Buttermilk como vc ensinou mas o leite não talhou,coloquei 2 colheres de sopa de limão siciliano no leite esperei os 10 minutos e nada…talhou muito miudinho…Coloquei o bolo para assar, agora é esperar o resultado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *