Como fazer bife acebolado perfeito

Como fazer bife acebolado pode parecer uma tarefa fácil, mas para que fique gostoso e suculento, alguns truques podem ajudar. Assim, seu bife fica ainda mais gostoso ao invés de seco e borrachudo.

Abaixo, listei alguns macetes que vão te ajudar a preparar o bife acebolado perfeito:

Bife acebolado

Escolha uma carne de qualidade, sem nervos e equilibrada na gordura (gordura deixa a carne mais suculenta, mas se tiver demais, muda o sabor), em geral eu prefiro contra filé, alcatra ou coxão mole para fazer bifes. Quanto mais vermelha e brilhante, mais fresca e melhor a carne.

Não escolha fatias muito finas, quanto mais fino, mais rápido a carne frita e perde suco, ou seja, fica mais seca. Se ainda assim preferir bifes mais finos, frite-os por menos tempo.

Como fazer bife acebolado

Como fazer bife acebolado perfeito

Tempere a carne como preferir (eu adoro colocar um pouco de alho picadinho ou amassado, sal e pimenta do reino) e não adicione líquidos ao tempero, se adicionar, escorra o máximo antes de fritar.

Em um frigideira coloque um pouco de óleo (pouco mesmo), quase como se fosse untar a frigideira.

Deixa a frigideira esquentar bastante e coloque os bifes um a um (quando colocamos vários ao mesmo tempo, a temperatura da panela cai e o bife não sela tão bem, perde mais líquido e fica mais seco).
Mantenha a chama do fogão alta e não precisa ficar mexendo na carne, deixe ela dourar e descolar do fundo da panela sozinha.

Frite cada lado por 1 ou 2 minutos (fique de olho na lateral, quando ela começar a dourar, é hora de virar a carne).

Retire da panela e reserve em um refratário coberto com papel alumínio para preservar o calor.

Coloque a cebola cortada em rodelas na frigideira e mexa um pouco até soltar aquele fundinho que ficou grudado. Rapidamente a cebola vai soltar líquido, murchar e corar, mas se achar necessário coloque um pouco de água para ajudar para ajudar a desgrudar todo o sabor que ficou no fundo da panela.

Depois que a cebola estiver levemente cozida, retire-a da frigideira e disponhas sobre os bifes.

Tá pronto!

Agora, para quem não curte carne mal passada, tenho uma má notícia. O bife suculento e macio, em geral, vai ficar no ponto para mal passado, se grelhar/fritar a ponto de ficar bem passado, a carne provavelmente ficará seca. Então, se você não gosta de carne bem passada, prefira outros modos de preparar carnes ou agregue algum tipo de molho ou vinagrete ao seu bife.

Para quem gosta, agora você já sabe como fazer bife acebolado perfeito e daqui pra frente vai arrasar!

Como fazer bife acebolado

 

6 thoughts on “Como fazer bife acebolado perfeito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.