Receita de Cupcake integral

A vantagem desta receita de cupcake integral, ao invés de um bolo, é que o cupcake fica bem mais macio e molhadinho por ser menor e servido em pequenas porções. O bolo também fica ótimo, mas é fato que depois dos primeiros pedaços, ele começa a secar. Depois deste cupcake, dificilmente vou querer fazer um bolo inteiro integral e acho que vocês também!

Esta massa é super coringa, você pode adicionar o que quiser que fica gostoso, castanhas, frutas secas ou até gotas de chocolate amargo.
Pode também tirar a baunilha e deixar mais simples e natural. Ou adicionar geléia de frutas como cobertura. Fica gostoso e você pode comer sem culpa.

Outro truque que deixa este cupcake integral fofinho é o buttermilk, que é fácilimo de fazer. Eu já ensinei lá na minha receita de cupcake de mel, mas vou reproduzir aqui de novo para quem ainda não viu. Mas de qualquer jeito recomendo que você veja essa delícia de cupcake de mel, aqui ó!

Buttermilk

Adicione duas colheres de sopa de suco de limão em uma xícara de leite integral e deixe descansar por 10 minutos. O leite deve ficar com uma aparência de talhado. Está pronto.
Sim, é só isso gente! =)

E dessa vez tem videozinho lá no final do post. O primeiro de muitos (já podem se inscrever no canal do YouTube clicando aqui!). No vídeo eu fiz só meia receita, 6 cupcakes, mas as quantidades abaixo rendem 12 bolinhos. Você decide o quanto quer fazer!

Receita de Cupcake Integral

INGREDIENTES
• 1/2 xícara (chá) de manteiga (100g)
• 1 xícara de açúcar mascavo
• 2 ovos
• 1/2 xícara de buttermilk (ali em cima eu ensino como fazer)
• 1 e 1/2 xícara de farinha de trigo integral
• 1 colher (sopa) de essência (ou extrato) de baunilha
• 1 colher (sopa) de fermento
• 2 colheres (sopa) de açúcar cristal orgânico (pode ser açúcar cristal comum)
• 1 colher (chá) de canela em pó

Receita de cupcake integral

MODO DE PREPARO
Com um batedor de arame (fouet) ou uma batedeira bata a manteiga com o açúcar mascavo até que fique mais claro.
Adicione os ovos e continue batendo até ficar homogêneo.
Em seguida coloque o buttermilk e parte da farinha de trigo integral e bata mais um pouco.
Adicione o restante da farinha e a essência de baunilha.
Por fim coloque o fermento e misture.
Preencha 2/3 das forminhas de cupcake com a mistura da massa e por cima salpique com o açúcar cristal misturado com canela.
Asse a 180º por cerca de 20 minutos ou até que você espete o cupcake integral com um palito e o palito saia limpo (não esqueça de pré aquecer o forno por pelo menos 15 minutos).

Receita de cupcake integral

Receita de cupcake integral

Espero que tenham gostado da minha receita de cupcake integral!

27 thoughts on “Receita de Cupcake integral

  1. Nossa! Tive que vir aqui comentar, fiquei meio desconfiada por utilizar só farinha integral. Mas que surpresa!!! Muito boa essa receita. Na segunda vez que fiz adicionei chocolate meio amargo e ficou perfeito!!

  2. Amei a tua receita, mais caso não consiga buttermilk, porque eu Posso substituir, pensei em substituir por iogurte natural e acrescetar limão ou substituir por iogurte de limão que voce me aconseja, porque na região o de vivo no son encontra buttermilk
    De antemão muito obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *