Como fazer pão de ló

Todo mundo que cozinha, em algum momento precisa aprender como fazer pão de ló. Está massa, leve e bem macia é um coringa que serve de base para vários bolos e sobremesas.

Pode servir para fazer rocambole, bem casado, e até para substituir o biscoito em um pavê. Existem várias versões por aí e várias delas são muito boas. Aqui mostrarei aqui é minha preferida, aquela que peguei para vida e espero que ajude vocês!

Eu não tinha feito este bolo e planejado postar aqui, por isso, a foto não ficou das melhores, mas prometo que assim que eu repetir a receita providenciarei uma foto melhor, mostrando também as etapas de preparação (ou quem sabe um vídeo!).

O bolo da foto é a massa de pão de ló, recheada com doce de leite e coberta com açúcar de confeiteiro. Não tem segredo!

Como fazer pão de ló

Como fazer pão de ló

INGREDIENTES
• 6 ovos
• 3/4 de ícara de açúcar (se for usar um recheio muito doce, sugiro reduzir o açúcar da receita para 1/2 xícara)
• 1 xícara de farinha de trigo
• 1 colher (sopa) de fermento químico (aquele para bolo)

Obs.: A xícara usada nesta e outras receitas do blog é a padrão medidora com capacidade para 240ml.

MODO DE PREPARO
Em uma batedeira junte os ovos e o açúcar e bata até que fique bem leve e espumado (5 a 10 minutos).
Vá aumentando a velocidade gradualmente até que os ovos e açúcar atinjam o ponto.
Em outro recipiente junte a farinha de trigo com o fermento, passando ambos por uma peneira (esta etapa é importante para tirar os gruminhos que costumam aparecer na farinha de trigo e facilitar a mistura nos outros ingredientes).
Com os ovos batidos e a farinha e fermento misturados e peneirados, adicione os secos na mistura de ovos e com uma espátula misture até obter uma massa homogênea.
É importante não bater para não retirar o ar criado na batedeira e perder a leveza da massa, por isso, misture fazendo movimentos leves, puxando a massa dos cantos para o meio.
Depois é só transferir para uma forma untada e enfarinhada (se quiser, polvilhe com açúcar, ficará uma leve casquinha transparente) ou forrada com papel manteiga e untado com mais manteiga.
Agora leve para assar em forno pré aquecido a 200ºC por cerca de 25 minutos ou até o bolo esteja levemente dourado por cima (se o seu forno for muito forte, asse a 180ºC).

 

Veja aqui mais receitas de bolos e cupcakes!

2 thoughts on “Como fazer pão de ló

  1. Perfeito! Precisava de uma receita top de pão de ló e pela foto essa fica do jeitinho que quero! Nunca me arrisquei a fazer um pão de ló, sempre uso uma receita de bolo de baunilha pra fazer bolo de massa branca, rsrs, mas pão de ló será sempre a melhor…
    Só uma dúvida, rende uma forma de que tamanho mais ou menos?
    Obrigada!

    1. Oi Samantha, obrigado!
      Esta receita rende bem. Eu assei dois bolos na minha forma de 30cm x 30, mas isso pode variar de acordo com a espessura que você quiser. Para um rocambole, por exemplo, teria rendido bem mais.
      Quando fizer, me conte o que achou! =)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *