Bolo bem casado

Eu fiz este bolo bem casado tão sem pretensão que nem tinha planejado postar aqui no blog. Mas depois que postei a foto dele no Instagram (me segue lá!), muita gente me perguntou, por isso resolvi registrar a receita aqui, mas com o compromisso de atualizar as fotos assim que eu repetir esta receita.

Eu nem sei se o nome desta receita seria bolo bem casado mesmo, pois pelo qe pesquisei, o bem casado muitas vezes é recheado com baba de moça, mas como também vi várias versões com doce de leite, entendi que está é uma variação comum e por isso vou deixar este nome.

Essa mesma receita você pode usar para fazer o bem casado pequeno, basta assar a massa em pequenas porções ou cortar o bolo em pedaços menores depois de pronto.

Dica: o pão de ló é um bolo bem fofo e delicado, por isso, pode ser mais chatinho cortá-lo ao meio, sendo assim, sugiro que você asse o bolo em duas etapas e depois não precisará abri-lo, basta rechear e empilhar. O meu eu abri ao meio e até que foi tranquilo, mas faça como for mais fácil para vocês.

Bolo bem casado

Bolo bem casado

INGREDIENTES
Massa
• 6 ovos
• 3/4 de ícara de açúcar (se for usar um recheio muito doce, sugiro reduzir o açúcar da receita para 1/2 xícara)
• 1 xícara de farinha de trigo
• 1 colher (sopa) de fermento químico (aquele para bolo

Montagem
• 800g de doce de leite pastoso (usei duas latas de leite condensado cozido)
• 1 caixinha de creme de leite
• Uma garrafinha de leite de coco (200ml)
• Açúcar de confeiteiro para polvilhar

MODO DE PREPARO
Massa
Em uma batedeira junte os ovos e o açúcar e bata até que fique bem leve e espumado (5 a 10 minutos).
Vá aumentando a velocidade gradualmente até que os ovos e açúcar atinjam o ponto.
Em outro recipiente junte a farinha de trigo com o fermento, passando ambos por uma peneira (esta etapa é importante para tirar os gruminhos que costumam aparecer na farinha de trigo e facilitar a mistura nos outros ingredientes).
Com os ovos batidos e a farinha e fermento misturados e peneirados, adicione os secos na mistura de ovos e com uma espátula misture até obter uma massa homogênea.
É importante não bater para não retirar o ar criado na batedeira e perder a leveza da massa, por isso, misture fazendo movimentos leves, puxando a massa dos cantos para o meio.
Depois é só transferir para uma forma untada e enfarinhada (se quiser, polvilhe com açúcar, ficará uma leve casquinha transparente) ou forrada com papel manteiga e untado com mais manteiga.
Agora leve para assar em forno pré aquecido a 200ºC por cerca de 25 minutos ou até o bolo esteja levemente dourado por cima (se o seu forno for muito forte, asse a 180ºC).

Montagem
Com um garfo faça furos nas duas partes do bolo e molhe com o leite de coco (não precisa usar toda a garrafa, apenas o suficiente para umedecer bem o bolo).
Em seguida, adicione aos poucos o creme de leite no doce de leite e misture até que se forme um creme uniforme e macio (se o seu doce de leite for daqueles mais molinhos, não precisa adicionar o creme de leite).
Agora é só espalhar o doce de leite sobre a primeira camada de bolo, cobrir com a segunda camada e polvilhar com açúcar de confeiteiro.

2 thoughts on “Bolo bem casado

  1. Well, uma duvida de principiante rs
    Vi que voce cozinhou a lata de leite condensado. Com esse sistema “abre facil”, da pra fazer o cozimento de forma segura?
    Quanto tempo seria o ideial para deixar o leite bem cozinho (desse jeitinho que vc deixou rs).
    obrigada e beijossss

    1. Oi Tati querida!
      É seguro sim, pode cozinhar tranquilamente. A única que não pode cozinhar é aquelas na embalagem Tetra Pak.
      Geralmente eu cozinho por 40 minutos contados a partir de quando a panela começa a chiar e depois que desligo deixo a pressão naturalmente, assim cozinha mais um pouquinho… rs
      Se fizer me conta se gostou!
      Bjoo!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *