Chá mate gelado com limão ou laranja

Outro dia estávamos aqui em casa discutindo o quanto chá é gostoso e faz bem, mas como aqui faz muito calor, nem sempre dá coragem de tomar chá quente e aqueles chás gelados prontos, eu acho artificial e com aquele fim amargo que eu detesto. Daí me desafiei a fazer um chá mate gelado com limão em casa que ficasse suave e realmente bom. E vou dizer, ficou maravilhoso e super refrescante. Ótimo para matar a sede nestes dias quentes que ainda insistem em permanecer.

O açúcar você coloca a gosto, mas eu vou dizer para vocês: mesmo eu, que sou super “docifero”, tomei este chá sem nada de açúcar. O ácido do limão tira completamente o amargor do chá, por isso, nem precisa de açúcar, mas faça como você preferir, só aviso para adoçar apenas na hora de servir, fica mais gostoso e cada um dosa como quiser.

Outra sugestão é substituir o limão por laranja que também fica uma delícia, mas como a laranja é maior, uma só deve bastar.

Chá mate gelado com limão

Chá mate gelado com limão

INGREDIENTES
• 1 litro de água
• 2 colheres (sopa) de erva mate tostada (a embalagem pede 1,5 colher por litro de água, mas na hora de servir a gente coloca bastante, por isso, é legal colocar um pouco a mais de erva, como estou indicando aqui)
• 2 a 3 limões espremidos
• Pedras de gelo para servir

MODO DE PREPARO
Disponha a erva do chá em um recipiente e reserve (o recipiente precisa aguentar temperaturas altas).
Em uma leiteira ou panela coloque a água e leve ao fogo.
Assim que ferver a disponha no recipiente com a erva e abafe com uma tampa ou prato.
Deixe descansar até que esfrie completamente.
Na hora de servir, coloque o suco de limão e pedras de gelo.

Chá mate gelado com limão

Aqui tem mais receitas de bebidas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *